Voltar

Saúde Atualizado 14.30

Médicos em greve. Adesão no Hospital de Beja ronda os 85%

Saúde Atualizado 14.30

Médicos em greve. Adesão no Hospital de Beja ronda os 85%


Os dois sindicatos médicos convocaram uma greve para hoje e amanhã. O primeiro dia foi agendado pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e o segundo marcado pela Federação Nacional dos Médicos, que realiza, na quarta-feira, uma manifestação junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa. No Hospital de Beja a adesão ronda os 85%.

A greve dos médicos iniciou-se às 00.00 horas desta terça-feira, dia 2 e termina às 24.00 de quarta, dia 3. 

“Os médicos fazem greve como forma de protesto público contra a degradação do trabalho e contra a degradação do Estado Social e do Serviço Nacional de Saúde, motivada por anos de despesismo incontrolado e doloso de sucessivos governos e legislaturas", afirma o SIM. Os médicos reivindicam, entre outros aspetos, médico de família para todos os portugueses; lutam pela redução das listas de utentes e por mais tempo de consultas; querem a diminuição do serviço em urgência das 18 para as 12 horas e a possibilidade de optarem pela dedicação exclusiva ao serviço público. Os médicos pedem, ainda, que seja negociada uma nova grelha salarial, situação que, dizem, já deveria ter ocorrido em janeiro de 2015.

Os sindicatos que convocaram a greve para os dias de hoje, e amanhã, garantem que os serviços mínimos serão “escrupulosamente cumpridos”, ou seja serão prestados os cuidados e atos de quimioterapia e radioterapia, diálise, urgência interna, os atos indispensáveis para a dispensa de medicamentos de uso exclusivamente hospitalar, recolha de órgão para transplantes e cuidados paliativos em internamento.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.