Voltar

Sociedade

Odemira: alcôncoras candidatas às “7 Maravilhas Doces” de Portugal

Sociedade

Odemira: alcôncoras candidatas às “7 Maravilhas Doces” de Portugal


A Câmara Municipal de Odemira candidatou as alcôncoras de Amoreiras-Gare ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, na categoria de Biscoitos e Bolos Secos.

Promover este doce regional e o território onde é confeccionado, bem como contribuir para um processo que conduza ao registo desta receita antiga é o principal objectivo desta participação

Esta candidatura resulta de uma parceria entre a autarquia de Odemira, a ADA-Associação de Desenvolvimento Local de Amoreiras-Gare e a Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras. As três entidades têm vindo a cooperar numa estratégia de desenvolvimento sustentado que tem por objectivo a salvaguarda, dinamização e promoção da cultura local.

Na candidatura deste doce alentejano foi tida em consideração a oportunidade de divulgar e valorizar as alcôncoras de Amoreiras-Gare, prestando um justo reconhecimento à comunidade local pela sua contribuição e preservação desta receita antiga da doçaria regional alentejana, de forte identidade local. Sendo ainda preparada de forma artesanal e comunitária, pretende-se intervir e reestruturar o seu modelo de produção e comercialização, com a finalidade de garantir a sua sustentabilidade também no plano económico.




Comente esta notícia

São uma verdadeira maravilha. Como natural do Concelho, e consumidora de tão prestigiado produto, vou votar de certeza. Amoreiras tem umas boas mestras na arte de fazer alcâncoras. Bem haja a esta iniciativa.

Antónia silva

18/04/2019

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.