De acordo com a informação da autarquia, o programa será dividido em três momentos fundamentais que cruzam a experiência prática com a análise teórica. O primeiro momento, moderado pelo jornalista Eduardo Dâmaso, será dedicado ao contexto local, permitindo um olhar retrospetivo sobre a evolução de Odemira. Este painel conta com a participação histórica de três antigos Presidentes da Câmara Municipal: Cláudio Percheiro (1993–1997), António Camilo (1997–2009) e José Alberto Guerreiro (2009–2021).
Segue-se um painel centrado na consolidação democrática, com a presença de Fernando Santos Pereira (ANAM), que abordará o papel das Assembleias Municipais e Freguesias, e da jurista Maria Mendes Vasconcelos, que analisará o Poder Local como motor de desenvolvimento do país.
O período da tarde será dedicado ao debate sobre a transferência de competências e o novo papel das autarquias, incluindo intervenções de Filipe Teles (Universidade de Aveiro) e do historiador José Pacheco Pereira, que apresentará o tema “A construção da democracia: o poder da proximidade”. O encerramento da conferência, será realizado por Rita Balbino Costa, Presidente da Assembleia Municipal de Odemira.
Esta conferência surge num momento de celebração e de análise sobre o papel central do poder local na democracia portuguesa, reunindo especialistas e autarcas num diálogo estratégico sobre o impacto das políticas públicas na comunidade e o desafio da descentralização.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com