Voltar

Os jovens europeus abrem hoje o debate em Beja

Os jovens europeus abrem hoje o debate em Beja


Os jovens europeus abrem neste domingo, dia 26, o debate em Beja e o Fórum Inter-Regional do Parlamento Europeu reúne jovens de 9 nacionalidades.

A sessão plenária do Fórum Inter-regional do Parlamento Europeu dos Jovens é oficialmente aberta neste domingo, em Beja e o evento, organizado pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens recebe cerca de uma centena de estudantes dos ensinos secundário e superior vindos de toda a Europa para a simulação de uma sessão do Parlamento Europeu.

A Cerimónia de Abertura tem lugar na sede da EDIA entre as 9h15 e as 10h15 e o painel de oradores conta com a presença de um representante a designar da Câmara Municipal de Beja, do diretor-geral da ACOS, Cláudino Matos, da técnica superior Regional do Alentejo do IPDJ, Sónia Gaudêncio, da Presidente da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ), de Carolina Macedo dos Santos e do Presidente do Fórum, Samuel Hönle (Áustria).

Tendo como tema principal "Bits de Europa - Oportunidades e Ameaças da Era Digital", os tópicos a debate estarão relacionados com a integração cada vez mais profunda da tecnologia na sociedade, tais como os veículos autónomos, as fake news, o direito à privacidade dos dados pessoais, o direito ao esquecimento online, a eficiência energética das habitações e a inteligência artificial.

No evento que dura três dias, os estudantes do ensino secundário são distribuídos por seis comissões - cada uma constituída por oito alunos e um coordenador -, que criam moções de resolução sobre tópicos da atualidade europeia, de acordo com competências parlamentares que lhes são atribuídas. Uma equipa de jurados irá acompanhar as várias comissões para, no final, selecionar os 12 estudantes que irão representar Portugal em sessões do Parlamento Europeu dos Jovens a realizar-se este verão no Reino Unido e na Polónia.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.