Voltar

Economia

Portugal com muitas pessoas sem condições para aquecer a casa

Economia

Portugal com muitas pessoas sem condições para aquecer a casa

Foto: Freepik

Em 2023, Portugal era, a par de Espanha, o País da União Europeia com maior proporção de pessoas sem capacidade financeira para manter a casa adequadamente aquecida, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Em 2023, um quinto da população residente não tinha capacidade financeira para manter a casa adequadamente aquecida. No conjunto da União Europeia, aquela proporção atingia o valor máximo em Portugal e em Espanha (20,8%). Em 2024, a proporção diminuiu para 15,7% em Portugal, sendo mais elevada na população em risco de pobreza (30,9%) e na população idosa (22,0%)", pode ler-se no comunicado do INE.

O INE revela ainda que os "dados do Inquérito às Despesas das Famílias 2022/2023 indicam que a despesa em energia – eletricidade, gás e outros combustíveis – representava em média 5,2% do rendimento monetário das famílias".

"Esta despesa era superior a 25% do rendimento monetário em: 2,7% dos agregados familiares independentemente da situação de risco de pobreza; 14,2% dos agregados familiares em risco de pobreza", conclui.

Fonte: Notícias ao Minuto


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.