A decorrer durante um semestre, este curso foca-se nas habilidades fundamentais exigidas a um perito em investigação e segurança em catástrofes, crises e acidentes e fornece uma aprendizagem incomparável. Tudo isto inclui estudos de casos práticos, tal como no final do curso ligados a exercícios de campo, num cenário simulado de investigação de um evento a realizar no município de Vila Nova de Poiares, com a participação da sua corporação de bombeiros voluntários.
Os casos dos incêndios de Pedrógão, as cheias do Mondego, os deslizamentos de terra na Madeira, o acidente marítimo em Portimão, a queda de aeronave em Foz Côa e o ciberataque à Vodafone, são bem reveladores disso. Trata-se de evidências da necessidade de se abrir imperativa e completamente a caixa preta das catástrofes, das crises e dos acidentes, ao mostrarem-se como eventos de elevado impacto e de alta probabilidade de retorno, no tempo da incerteza e do risco com que temos de contemporizar.
Esta pós-graduação destina-se a licenciados nas áreas de: Proteção do Ambiente, Serviços de Segurança, Ciências Físicas, Ciências da Vida, Saúde, Educação, Ciências Sociais e do Comportamento, Direito, Engenharia e Técnicas Afins, Arquitetura e Construção, Agricultura, Silvicultura e Pescas e Serviços de Transporte, bem como profissionais de: gestão do risco, proteção civil, forças armadas, forças e serviços de segurança, bombeiros, saúde, educação, ciências sociais, formuladores de políticas públicas, construção civil, aeronáutica, mecânica, náutica, rodoviária, ferroviária, informática, florestal, ambiental, geológica e hidráulica.
O curso terá a duração de um semestre, com um total de 97 horas e será 100% online, exceto a última unidade curricular decorre de forma presencial.
Mais informações em www.ismt.pt
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com