Voltar

Educação

Pós-graduação em "Investigação e Segurança Contra Catástrofes, Crises e Acidentes"

Educação

Pós-graduação em "Investigação e Segurança Contra Catástrofes, Crises e Acidentes"

Foto: ismt.pt

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Baixo Alentejo informou, em nota de imprensa, que vai ter início a 3ª edição da pós-graduação em "Investigação e Segurança Contra Catástrofes, Crises e Acidentes", com um número máximo de 25 vagas. Esta pós-graduação online "tem como objetivo dotar os futuros peritos de conhecimentos e competências científicas e técnicas necessários, sustentados pelas melhores práticas de segurança e de investigação, multidisciplinares e multi-institucionais, que lhes permitam realizar, com eficácia e adequação, todos os procedimentos de segurança e de investigação de ocorrências, como as expostas na apresentação do curso".

A decorrer durante um semestre, este curso foca-se nas habilidades fundamentais exigidas a um perito em investigação e segurança em catástrofes, crises e acidentes e fornece uma aprendizagem incomparável. Tudo isto inclui estudos de casos práticos, tal como no final do curso ligados a exercícios de campo, num cenário simulado de investigação de um evento a realizar no município de Vila Nova de Poiares, com a participação da sua corporação de bombeiros voluntários.

Os casos dos incêndios de Pedrógão, as cheias do Mondego, os deslizamentos de terra na Madeira, o acidente marítimo em Portimão, a queda de aeronave em Foz Côa e o ciberataque à Vodafone, são bem reveladores disso. Trata-se de evidências da necessidade de se abrir imperativa e completamente a caixa preta das catástrofes, das crises e dos acidentes, ao mostrarem-se como eventos de elevado impacto e de alta probabilidade de retorno, no tempo da incerteza e do risco com que temos de contemporizar.

Esta pós-graduação destina-se a licenciados nas áreas de: Proteção do Ambiente, Serviços de Segurança, Ciências Físicas, Ciências da Vida, Saúde, Educação, Ciências Sociais e do Comportamento, Direito, Engenharia e Técnicas Afins, Arquitetura e Construção, Agricultura, Silvicultura e Pescas e Serviços de Transporte, bem como profissionais de: gestão do risco, proteção civil, forças armadas, forças e serviços de segurança, bombeiros, saúde, educação, ciências sociais, formuladores de políticas públicas, construção civil, aeronáutica, mecânica, náutica, rodoviária, ferroviária, informática, florestal, ambiental, geológica e hidráulica.

O curso terá a duração de um semestre, com um total de 97 horas e será 100% online, exceto a última unidade curricular decorre de forma presencial.

Mais informações em www.ismt.pt


PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Discos

Pedro Abreu apresenta "O Outro Lado" dia 7 de fevereiro

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.