Voltar

Economia

Produção na mina alentejana de Neves-Corvo em 2024 ficou abaixo do previsto

Economia

Produção na mina alentejana de Neves-Corvo em 2024 ficou abaixo do previsto

Foto: Site da Somincor

A produção de concentrados de cobre e de zinco na mina de Neves-Corvo, no concelho alentejano de Castro Verde, no ano de 2024, ficou abaixo das previsões iniciais da empresa proprietária.

Em comunicado, consultado pela agência Lusa, a multinacional sueco-canadiana Lundin Mining, ainda proprietária da Somincor, concessionária da mina situada no distrito de Beja, revelou que em 2024 saíram de Neves-Corvo um total de 109.571 toneladas de concentrado de zinco, mais 759 que no ano anterior.

De acordo com a informação da empresa sediada em Toronto (Canadá), esta quantidade acabou por ficar abaixo do inicialmente previsto, que era uma produção entre as 120.000 e as 130.000 toneladas, e também das previsões entretanto revistas, que apontavam para 111.000 a 116.000 toneladas.

No cobre, a produção em Neves-Corvo no ano passado ficou-se pelas 28.228 toneladas, menos 5.595 que no ano anterior.

Trata-se de uma quantidade abaixo do que eram as previsões iniciais da empresa para 2024, que apontava para uma produção entre as 30.000 e as 35.000 toneladas.

Ainda assim, e de acordo com o comunicado da Lundin Mining, a produção de cobre em Neves-Corvo em 2024 acabou por ficar dentro dos valores entretanto revistos pela empresa, que variavam entre as 27.000 e as 30.000 toneladas.

Apesar destes resultados na mina alentejana de Neves-Corvo, a Lundin Mining terminou o ano de 2024 com um recorde na sua produção anual de cobre e zinco, com um total de 369.067 e 191.704 toneladas, respetivamente.

No caso do zinco, a mina de Neves-Corvo acaba por ser responsável por mais de metade da produção total de concentrado deste metal no ‘universo’ da Lundin Mining.

Citado no comunicado, o CEO da multinacional sueco-canadiana, Jack Lundin, considerou que 2024 acabou por ser “um ano transformador para a empresa”.

O gestor acrescentou ainda que a venda de Neves-Corvo e da mina de Zinkgruvan, na Suécia, à empresa mineira Boliden AB deverá estar “concluída a meio do ano”.

Constituída em 24 de julho de 1980, a Somincor é a concessionária da mina de Neves-Corvo, que produz, sobretudo, concentrados de cobre e de zinco, assim como prata e chumbo, e onde trabalham cerca de 2.000 pessoas.

A empresa está ligada ao grupo sueco-canadiano Lundin Mining há cerca de duas décadas, sendo a maior mina de zinco na Europa e a sexta maior de cobre também no continente europeu, assim como a maior empregadora da região.

Além de Neves-Corvo, a Lundin Mining é detentora das minas de Candelária e Caserones (ambas no Chile), Chapada (Brasil), Filo del Sol e Josemaria (Argentina), Eagle (Estados Unidos) e Zinkgruvan (Suécia).


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.