Voltar

Atualidade

“Provando o Tareco” é a iniciativa que anima Vila Alva até domingo

Atualidade

“Provando o Tareco” é a iniciativa que anima Vila Alva até domingo


Vila Alva promove, durante três dias, ou seja nos dias 15, 16 e 17 deste mês, a iniciativa “Provando o Tareco”. A organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Cuba, que assinala com esta iniciativa o Dia de São Martinho, ou seja da abertura das talhas, recuperando uma tradição antiga.

Com o lema: “Pelas Adegas de Vila Alva bebemos o nosso vinho” este é um evento que mobiliza habitantes e visitantes a fazerem uma rota pelas adegas da freguesia, ao longo destes três dias, para assistirem a abertura do vinho de talha e provarem o vinho novo, ao mesmo tempo que são brindados com o cante alentejano e os petiscos e iguarias gastronómicas típicas do concelho.

José Pacheco, presidente da Junta de Freguesia de Vila Alva, explica o que é o tareco. O autarca recupera a história de uma tradição antiga, em que se provava o vinho novo do “tareco” de cada casa em que era produzido, em quantidades reduzidas e para consumo pessoal.

O programa desta sexta-feira começa às 17.00 horas, com a abertura das talhas. Às 19.00 horas abre a Tenda com as tasquinhas. A atuação musical de Luís Simenta “Canta o Alentejo” está marcada para as 21.00 horas.

No sábado, dia 16, a abertura da Tenda está marcada para as 09.30 horas. Às 16.00 horas há Passeio de BTT pelas Vinhas Centenárias. A Rota das Adegas começa às 18.30 horas, com animações musicais de “Vozes d'Alqueva” e dos grupos corais: Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito”, “Amigas do Campo” de Faro do Alentejo e Grupo Coral “Amigos do Cante de Alvito”. Para as 20.30 horas estão marcadas as atuações de vários grupos corais e a noite sugere, a partir das 22.00 horas, Noite de Fados, com os fadistas António Costa e Bento.

O domingo propõe, para as 17.00 horas, a conferência “Vinho de Talha: Passado, Presente e Perspetivas de Futuro”.

As iniciativas decorrem todas no recinto da festa.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.