Voltar

"Radiografias" de hoje propõe "Saber fazer no Alentejo"

"Radiografias" de hoje propõe "Saber fazer no Alentejo"


"Saber fazer no Alentejo" é o tema que propomos para este "Radiografias".

No programa anterior explicámos porque ostenta Barrancos, a marca "Capital do Presunto" e Ourique a de "Capital do Porco Alentejano", neste continuamos a ter aqueles dois concelhos como referência, para falar da forma como transformam os derivados da matéria-prima que lhes dá origem, centrando atenções nas unidades de transformação, na criação de riqueza e de postos de trabalho, naqueles dois territórios. Um "Radiografias" que passa também em revista os mercados onde são comercializados os produtos feitos a partir do porco raça alentejana, assim como o presente e o futuro deste sector.

Neste "Radiografias" dedicado ao tema: "Saber fazer no Alentejo", António Baena, da Barrancarnes, apresenta os produtos que são produzidos no Alentejo para o Mundo, identificando os mercados em que opera. O mesmo faz, Rui Carapuça, da Montaraz, sobre esta «empresa transformadora, sedeada em Garvão, freguesia do concelho de Ourique.

O professor José Luís Tirapicos Nunes, investigador do porco raça alentejana, deixa as suas impressões sobre o presente e o futuro do sector da transformação daquela matéria-prima, focalizando as suas perspectivas nos dois concelhos em análise, que apostam na transformação, a partir da matriz tradicional.

Depois de perceber a importância que assume o "Saber fazer no Alentejo", na diferenciação e qualidade dos produtos que oferecem os concelhos de Barrancos e Ourique, deixamos-lhe ainda, mais dois depoimentos. No de Nuno Faustino, da ACPA, damos-lhe a conhecer o que se faz no Centro Interpretativo e Loja Gourmet da Associação que dirige, que aposta, essencialmente na promoção dos produtos derivados do Porco Alentejano e outros. No de Mário Nunes, responsável pelo Intermarché de Beja, é explicada a importância que assume a comercialização, para o público em geral, dos produtos endógenos e de qualidade da região.

O "Saber fazer no Alentejo" termina com declarações de Henrique Tigo, fundador e confrade da Confraria dos Enchidos. Henrique Tigo fala do trabalho que a Confraria tem no terreno no que à promoção de enchidos se refere, explica como se identifica um produto de qualidade, na hora de escolher, e pespectiva o seu futuro.

O programa com o tema: "Saber fazer no Alentejo" vai para o ar nesta segunda-feira, dia 28, a partir das 18.00 horas e pode ser acompanhado nos 104.5 da nossa estação, ou através da nossa emissão online, em www.vozdaplanicie.pt.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.