Voltar

"Radiografias" de hoje sugere "Regadio e hortofrutícolas"

"Radiografias" de hoje sugere "Regadio e hortofrutícolas"


As vantagens do clima mediterrânico, as novas opções culturais introduzidas pelo regadio do Alqueva, nos terrenos do Alentejo e a organização da produção são os temas fortes deste programa, dedicado ao tema: "Regadio e hortofrutícolas".

Um "Radiografias" que começa por revelar o que está a ser feito no território, desde a década de 90, a pensar no regadio do Alqueva, através dos depoimentos dos professores da Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Manuel Patanita e Mariana Regato responsáveis pelos centros de Experimentação Agrícola e Hortofrutícola do IPBeja, onde são dados exemplos das investigações realizadas às novas opções culturais.

Neste programa, os agricultores Nuno Paixão e José Saramago de Brito revelam também, os exemplos das suas propriedades, ambas no concelho de Serpa, em que as apostas actuais estão centradas em novas culturas regadas.

E porque os agricultores da região estão a enfrentar os desafios decorrentes da introdução do regadio do Alqueva, na região já existem empresas e entidades que ajudam os "homens da terra" a escolher e a produzir as novas opções culturais introduzidas. Neste "Radiografias" damos-lhe a conhecer exemplos disso mesmo, ou seja o da empresa Ruralteam, Consultoria e Investimento Agrícola, Ldª, através das palavras de um dos sócios-gerentes, Rui Garrido e o do COTR - Centro Operativo e de Tecnologia do Regadio, que é apresentado pelo seu coordenador executivo João Santos.

Neste "Radiografias" dedicado ao "Regadio e hortofrutícolas", os intervenientes no programa fazem ainda, o ponto de situação sobre o novo paradigma que a agricultura da região está a viver, deixando perspectivas de futuro e identificando o que falta fazer na organização da produção.

O programa dedicado ao tema: "Regadio e hortofrutícolas" vai para o ar nesta segunda-feira dia 5 de Maio, pouco depois das 18.00 horas e pode ser acompanhado nos 104.5 da nossa estação, ou através da nossa emissão online, em www.vozdaplanicie.pt.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.