Voltar

Economia

Restauração: “Aumento do desemprego nos próximos 2 a 4 anos”

Economia

Restauração: “Aumento do desemprego nos próximos 2 a 4 anos”

O plano de desconfinamento está aí, mas “os pequenos negócios, que caraterizam o tecido empresarial da região, no que se refere aos restaurantes, cafés e pastelarias, estão endividados e muitos sem capacidade de reabrir”, diz João Rosa, da Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja. João Rosa afirma mesmo que “as situações de desemprego vão aumentar nos próximos 2 a 4 anos.”

No que se refere aos restaurantes, cafés e pastelarias só a partir de dia 19 de abril é que podem voltar a ter clientes no interior, com um máximo de quatro pessoas, enquanto nas esplanadas o limite aumenta para seis pessoas, até às 22h00 ou 13h00 aos fins-de-semana e feriados. O setor diz que “não tem condições, nem capacidade financeira para adotar a estratégia do «abre e fecha» e os empresários querem «abrir com condições plenas»”, situação que só está prevista para 3 de maio, mas ainda com restrições de pessoas no interior dos estabelecimentos, ou seja seis pessoas.

João Rosa, presidente da Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja, recorda que na região, os restaurantes, os cafés e pastelarias são empresas familiares, com poucos empregados e que já estão “a sobreviver com dificuldades”. Muitos, na sua opinião, “não vão conseguir reabrir”.

Muitos estão sem ajudas pois estão endividados com a Segurança Social e Finanças e não conseguem aceder a apoios, frisa João Rosa. E é neste contexto que acrescenta que dadas todas estas realidades prevê que nos próximos “2 a 4 anos o desemprego aumente”.

Hoje volta a funcionar, mas com marcação prévia, tal como já estava a acontecer antes deste segundo confinamento, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária, bibliotecas e arquivos. A venda ao postigo também é permitida.


Foto: Sábado.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.