Sabores do Barro 2016

Nesta iniciativa, o espaço "Terras de Barro" é dos artesãos e comerciantes, dos artigos relacionados com o barro, a olaria e os seus derivados. Quem visitar Beringel pode também, passar pelo Centro Cultural, e percorrer a exposição de fotografia "Olhar com Vagar", da autoria de Ricardo Zambujo e a mostra "Cantarinhas de Beringel", onde as antigas cantarinhas surgem agora recriadas.

António Zambujo continua a ser o Embaixador e responsável pela programação musical da "Embaixada das Modas", espaço dedicado ao cante nos "Sabores do Barro", contribuindo para a divulgação e promoção do certame.

Ao longo do fim-de-semana, está em funcionamento a Tenda dos Sabores, espaço dedicado à gastronomia, com diversas tasquinhas para refeições e petiscos, valorizando os "comeres do barro" e servidos pelas associações locais

Os Sabores no Barro são um evento que se quer consolidar, mas com passos seguros de ano para ano, frisou o presidente da Junta de Freguesia Arlindo Morais, dizendo que a olaria pode ser o fator económico diferenciador deste território. Neste contexto avançou que já foram feitos três cursos de olaria, que há 5 ou 6 pessoas que já trabalham o barro e que se está a introduzir ainda, nas escolas, o gosto por esta arte tradicional.

Nesta sexta-feira, dia 1, os Sabores no Barro recebem durante o dia, e a partir das 10.00 horas, o II Congresso de Oleiros do Sul que pretende ser um encontro com conversas sobre o barro nas artes antigas, no artesanato, na arte contemporânea, na história e como fator de desenvolvimento local. Este ano conta com uma oficina de cerâmica lecionada pelo mestre Ricardo Lopes. As conversas terão como temas: "A Olaria Utilitária na História do Homem", "A Terra, o Barro e a Arte", "As Artes Antigas: Olaria e Tijolo de Burro", "A Olaria e Desenvolvimento Trás di munti- Cabo Verde", com a presença dos mais destacados mestres nacionais.

A abertura oficial do evento é às 18H00 e seguem-se as atuações, às 18H15, do Grupo Coral "Bafos de Baco" de Cuba, às 18H30, inauguração da Exposição "Cantarinha de Beringel 2016", às 20H30 - Café Concerto "LOR", às 22H00 - Jon Luz - Mornas e Coladeiras e às 23H30 - DJ "Ankjay" feat "Ozz Percurssion".

Programação de sábado, 2 de abril:

08H00 - Passeio TT;
09H00 - Caminhada / Corrida - "Terras de Barro";
16H00 - Grupo de Cantares "Pedrinhas das Calçada" de Trancoso;
17H00 - Grupo de Pequenos Cantadores de Beringel;
17H30 - Grupo de Coral "Os Discípulos" de Beja;
18H00 - Grupo Coral do Torrão;
18H30 - Grupo de Cantadores de Beringel;
19H00 - BERNARDO ESPINHO e Amigos;
21H00 - Café Concerto - "Real Aliança Velha";
23H30 - DJ Porta Nova.

Programação de domingo, dia 3 de abril:

09H00 - Prova de BTT
10H00 - Largada de Perdizes
16H00 - Grupo Instrumental "AlmaSul" de Beringel
17H00 - Grupo de Pequenos Cantadores de Beringel
17H30 - Grupo de Coral "Os Boinas" de Ferreira do Alentejo
18H00 - Grupo Coral Externato António Sérgio de Beringel
18H30 - D’EMPREITADA - Música Tradicional Alentejana


Comente esta notícia

Galeria de fotos