besteiros Serpa

Todo o centro histórico da cidade vai reviver um momento do reinado de D. Dinis, o Cerco de Portalegre, no qual os Besteiros do Conto de Serpa se destacaram pela sua organização e valentia, revela a autarquia, em nota de imprensa. O tema desta Feira Histórica retrata a operação militar na qual se destacou a participação dos Besteiros do Conto de Serpa, durante o Cerco de Portalegre, sendo que a partir desta data, todas as cartas de privilégios atribuídas por D. Dinis às milícias existentes passaram a ter por base as concedidas aos Besteiros do Conto de Serpa, como forma de enaltecer a organização desta milícia exemplar, como afirma Odete Borralho, vereadora da Câmara Municipal de Serpa.

Ainda segundo Odete Borralho, este é considerado um momento importante por vários historiadores, nesse sentido a programação da Feira propõe diariamente a realização, no Espaço “Nora”, de conversas com especialistas em torno dos Besteiros de Serpa.

Teatralizações da época, animação musical, recriações, demonstrações de besteiros no Castelo, danças, artesanato, palestras, espetáculos de fogo, tasquinhas com manjares tradicionais são alguns dos destaques do programa. Odete Borralho destaca logo no primeiro dia, às 17.30 horas, a reabertura da Torre do Relógio que sofreu obras de beneficiação.



Comente esta notícia