Voltar

Economia

Somincor assinou contrato com o Estado português

Economia

Somincor assinou contrato com o Estado português


A Somincor assinou contrato com o Estado português, que formaliza a atribuição de benefícios fiscais associados ao projeto de investimento de expansão da produção de zinco, no complexo mineiro de Neves-Corvo. A Lundin Mining, através da Somincor, prevê investir 320 milhões de euros no Zinc Expansion Project (ZEP), em Neves-Corvo e criar 40 novos postos de trabalho, até 2027.

A cerimónia de assinatura do contrato contou com as presenças do primeiro-ministro e do ministro dos Negócios Estrangeiros. A Somincor esteve representada pelo administrador-delegado e pelo vice-presidente e chefe financeiro da Lundin Mining Corporation, proprietária da empresa.

O projeto ZEP, atualmente em construção, quando concluído permitirá a duplicação da produção de concentrado de zinco para cerca de 150 mil toneladas por ano, tendo exclusivamente como destino o mercado de exportação. Este contrato prevê a atribuição de um total de 16 milhões e 700 mil euros de benefícios fiscais à Somincor até 2027.

Atualmente, a SOMINCOR emprega em toda a sua operação 1.042 colaboradores e durante o período de construção do ZEP, e as infraestruturas relacionadas, a média prevista de trabalhadores deverá ascender a 350 colaboradores, podendo pontualmente chegar aos 600, em momentos de pico.

A Somincor, que tem uma área de intervenção direta nos concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel, Mértola e Ourique, iniciou a atividade em dezembro de 1988 e produz atualmente concentrado de cobre, zinco e chumbo, matérias-primas que se destinam totalmente à exportação.

Comente esta notícia

Estou desejoso de saber se esse perdão fiscal não vai ser mais um flop ilusório. Esperemos que não. Boa sorte.

Albano Cardoso

25/08/2021

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.