vila de frades Casa do Alentejo
Esta freguesia do concelho de Vidigueira, em colaboração com diversos parceiros, preparou um variado leque de iniciativas, para além do vinho da talha, para apresentar num dos locais mais emblemático da capital portuguesa.

Conferências, artesanato, exposições, produtos locais, cante alentejano e o "Encontro dos Vilafradenses não residentes" são apenas alguns destaques daquilo que Vila de Frades vai levar apresentar.

Luís Amado, presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, afirma que esta iniciativa surge tendo em atenção a aposta que tem havido no turismo.

Sexta-feira, 11, Dia de S. Martinho, os stands abrem às 10.00 horas, no pátio árabe, com as representações da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, com os seus vinhos, da Cooperativa Agrícola de Vidigueira, com os seus azeites, da Quinta das Ribeiras, com o seu vinho de talha e de Manuel Carvalho, com o seu artesanato.

Durante a manhã, às 10.30 horas, é inaugurada a exposição coletiva de fotografia: "Vila de Frades já ali...". Às 11.30 horas há prova de vinhos de talha e ao 12.00 horas, atuação do Grupo Coral "Vindimadores de Vidigueira".

Às 14.30 horas realiza-se a conferência sobre "O vinho de talha, desde o tempo dos romanos", que conta com as participações de Manuel Narra, presidente da Câmara de Vidigueira, Luís Amado, presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, Luís Carapeto, presidente da Vitifrades e dos produtores de vinho de talha: Arlindo Ruivo, Galante de Carvalho e Pedro Luís Castro.

Às 16.30 horas é apresentado o projeto "Vidigueira Digital" e os stands encerram às 18.00 horas.

No dia 12, sábado, os stands voltam a abrir às 10.00 horas e o programa da manhã sugere a realização de uma receção aos convidados às 11.00 horas e atuações das formações: Grupo Coral e Instrumental "Os Vilafradenses" e Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

Para as 12.00 horas está agendada uma homenagem ao escritor, natural de Vila de Frades, Fialho de Almeida, na Biblioteca e para as 13.00 horas, o "Encontro dos vilafradenses não residentes", onde participam o presidente da Casa do Alentejo João Proença e os presidentes da Câmara de Vidigueira, Manuel Narra e da Junta de Freguesia de Vila de Frades, Luís Amado.

Às 15.30 horas os dois grupos corais que animam o segundo dia do evento voltam a atuar e o encerramento do evento está marcado para as 18.00 horas.


Comente esta notícia