Voltar

FOTOGALERIA

Villa romana de Pisões "um património inestimável para o concelho e país"

FOTOGALERIA

Villa romana de Pisões "um património inestimável para o concelho e país"


A Villa Romana de Pisões reabriu ontem, ao público, num dia em que contou com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da diretora Regional de Cultura do Alentejo, da reitora da Universidade de Évora, do diretor técnico do projeto e da vereadora do pelouro da cultura da Câmara de Beja, para assinalar o resultado do acordo assinado em agosto passado, em Beja.

A Universidade de Évora decidiu, embora ainda estejam a decorrer campanhas de estudo, a reabertura ao público deste espaço para visitas, mediante três modalidades: sem marcação, com marcação e para escolas.

Fernanda Rolo, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, relevou a importância deste património para a região, país e a nível internacional, assim como o papel da Universidade de Évora neste processo de reabertura do espaço.

Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, frisou que a reabertura de Pisões é o corolário de um processo, que teve início em agosto passado, mostrou-se satisfeita e referiu que agora é preciso continuar a trabalhar na valorização deste sítio.

Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, explicou o que já foi feito em Pisões, até à sua reabertura e avançou que há vários projetos e candidaturas, em curso, para este espaço.

Bento Caldeira, o professor da Universidade de Évora que dirige o projeto, identificou os trabalhos já realizados, e em curso, deixando claro que Pisões é um processo para demorar anos.

Sónia Calvário, vereadora da Câmara de Beja, marcou presença, no dia de ontem e afirmou que vê com satisfação a reabertura deste espaço, considerando que isso significa também, que o acordo assinado em agosto passado está a ser cumprido.

Recorde-se que no passado dia 24 de agosto foi assinado um acordo de colaboração entre a Universidade de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Beja, que assinalou a formalização de um processo em marcha, para valorização, com múltiplas valências, deste património comum e que a abertura da Villa Romana de Pisões, ao público, decorreu desta ação.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.