Voltar

Economia

Vinhos de Pias valem ouro na 6.ª edição do Concurso de Vinhos Escanções de Portugal

Economia

Vinhos de Pias valem ouro na 6.ª edição do Concurso de Vinhos Escanções de Portugal

Foto: UOL

«Vinhos de Pias valem ouro na 6.ª edição do Concurso de Vinhos Escanções de Portugal. A autenticidade destes vinhos foi reconhecida com quatro distinções de ouro atribuídas pela Associação dos Escanções de Portugal. O produtor recebeu as medalhas de "Tambuladeira de Ouro" e "Selo de Qualidade Ouro", no concurso que colocou à prova mais de 300 vinhos de diferentes regiões ao nível nacional», é referido no documento que chegou à Voz da Planície.

"Promover e dinamizar o setor do vinho em Portugal com foco no apoio aos produtores é a missão que orienta a organização anual do Concurso de Vinhos Escanções de Portugal. Já na sexta edição consecutiva, a iniciativa da Associação dos Escanções de Portugal, reconhecida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), galardoou a Família Margaça com quatro prémios de ouro, reforçando a afirmação do território de Pias e o seu potencial para a produção de vinhos no segmento médio-alto.

O Família Margaça Talhão 02 Sousão 2021 e o Família Margaça Reserva Tinto 2022 foram distinguidos com a "Tambuladeira de Ouro", uma das mais elevadas classificações atribuídas em prova cega pelo painel de mais de 50 jurados especializados e profissionais do setor. Já o monocasta Cabernet Sauvignon 2022 e o Família Margaça Branco 2022 foram reconhecidos com o "Selo de Qualidade de Ouro", evidenciando a consistência da colheita de 2022 e a diversidade do portefólio do produtor.

Para Luís Margaça, que representa a terceira geração do projeto familiar: "A presença da Família Margaça entre os premiados reflete o nosso trabalho de equipa pela valorização da identidade e qualidade dos vinhos produzidos em Pias. Estes prémios não são apenas um reconhecimento do que já fizemos, mas, sobretudo, um sinal de confiança e consistência no caminho que estamos a construir assente na ambição de colocar Pias no mapa dos grandes vinhos portugueses".

Parte deste reconhecimento resulta igualmente do processo de modernização que tem marcado o percurso do produtor e da própria região. Na última década, a contratação de técnicos especializados e a introdução de tecnologia enológica permitiram uma mudança significativa nos processos de produção e a liberdade de aprofundar o estudo detalhado das diferentes parcelas do terroir, dando origem ao que se conhece hoje como Projeto Talhão. A Família Margaça destaca-se inclusive pela implementação, desde 2018, do Dyostem, um sistema de controlo de maturação que determina a data ideal da vindima com base na análise detalhada de 204 bagos inteiros por parcela, contribuindo para um maior rigor na colheita e, naturalmente, na qualidade dos vinhos", é descrito na mesma nota de imprensa.


Muito obrigada,


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.