Voltar

Sociedade Atualização 15:13

A Administração Pública está hoje em greve

Sociedade Atualização 15:13

A Administração Pública está hoje em greve


Os trabalhadores da Administração Pública estão em luta nesta quinta-feira, com uma greve e uma concentração, pela “valorização dos salários e das carreiras”, este é o primeiro protesto no setor desde o início da pandemia, é organizado pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública e afetou, sobretudo, as autarquias, escolas, tribunais e Segurança Social. 

Em comunicado o Sindicado fala de forte adesão nos sectores da higiene urbana e dos transportes, do registo de fortes adesões, na generalidade, nas autarquias, escolas e empresas municipais, não tendo havido recolha de lixo em capitais de distrito como Beja, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Santarém e Setúbal, além de muitas dezenas de municípios. 

Os trabalhadores realizaram a iniciativa de hoje, porque estão a reivindicar “aumentos salariais de 90 euros para todos, valorização das carreiras, revisão da Tabela Remuneratória Única, revogação do SIADAP e melhores serviços públicos”.

Vasco Santana, do STAL de Beja, explica que há trabalhadores que por motivos profissionais não podem fazer greve, essencialmente os ligados às questões da saúde e frisa, que é um protesto feito em circunstâncias particulares, mas que mesmo assim espera uma boa adesão. Acrescentou que o STAL tem falado com os trabalhadores sobre as razões desta greve, esclarecendo que faz todo o sentido continuar a lutar pelas causas que estão em cima da mesa.


Além desta greve de 24 horas, o dia fica também marcado por uma concentração de trabalhadores frente ao Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde deverá decorrer o Conselho de Ministros. Nesta iniciativa participam mil trabalhadores de todo o país, de forma representativos e dos mais diversos setores, cumprindo as necessárias regras de distanciamento social.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.