Voltar

Atualidade fotogaleria

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito transforma aguardente em gel desinfetante

Atualidade fotogaleria

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito transforma aguardente em gel desinfetante


Depois de concluída, com sucesso, uma semana de testes para a produção de gel desinfetante, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito revela que vai dar início à primeira fase do fornecimento do produto com a entrega à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). 

“Uma parceria entre a ULSBA e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA), permitiu que fosse criado um gel antisséptico à base de álcool, proveniente de Aguardente Vínica, para desinfeção das mãos”.

José Miguel Almeida, presidente da ACVCA, revela que percebendo que a ULSBA estava com dificuldades em obter gel antisséptico, a adega iniciou, de imediato, os ensaios para a produção do mesmo e, neste momento, prepara-se para arrancar com a primeira fase de fornecimento à ULSBA. 

“Tendo como destino prioritário o Hospital José Joaquim Fernandes, de forma a garantir a existência de Gel Desinfetante em todos os espaços essenciais, a Adega usou uma fórmula de produção recomendada pela Organização Mundial de Saúde, ajustando-a à sua realidade. Este processo foi coordenado pelo Departamento Técnico da Adega, e acompanhado por José Miguel Almeida”.

O presidente da adega revela à Voz da Planície que existe a intenção de alargar esta ação de fornecimento do gel desinfetante a outras instituições, nomeadamente, a lares de idosos. José Miguel Almeida frisa que se equaciona a possibilidade de fazer chegar o produto, também aos “nossos bombeiros”.

Manuel Soares, vogal executivo, em nome do Conselho de Administração da ULSBA, enaltece o importante contributo e a solidariedade demostrada pela ACVCA. “A solução antisséptica de base alcoólica (SABA) é uma preparação de desenvolvida para descontaminação das mãos que a par de outros meios e cuidados é essencial no controlo do contágio e proteção de profissionais e doentes. Neste momento difícil, o consumo mensal aumentou para perto do triplo, pelo que sendo muito difícil encontrar respostas no mercado, esta parceria é primordial e um balão de oxigénio na obtenção deste produto imprescindível”.

Luis Morgado Leão, enólogo da ACVCA revela que este produto foi desenvolvido “através de quantidades controladas de Glicerina, Peróxido de Hidrogénio e Aguardente Vínica, com os quais foi possível criar um Gel antisséptico eficaz e que respeita as normais de Qualidade e Segurança”.

Comente esta notícia

E claro que todas as ajudas são benvindas, não só nestas, como em todas as outras ocasiões. A notícia está clara e percebível.

Manuel Conceição

05/04/2020

Parabéns ao Eng.o Miguel

Viva a Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito. Viva a VDIGUEIRA

01/04/2020

  • «
  • »

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.