Voltar

Agricultura

Alqueva com água a mais de 80 por cento da sua capacidade de armazenamento

Agricultura

Alqueva com água a mais de 80 por cento da sua capacidade de armazenamento

As chuvas que têm caído, neste mês de dezembro, têm permitido a recuperação de algumas albufeiras, nomeadamente a de Alqueva, que já ultrapassa os 80 por cento da sua capacidade de armazenamento de água.

Estes dados foram divulgados pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e o presidente do Conselho de Administração, José Pedro Salema, revelou à Voz da Planície que a barragem está a receber muita água, “recuperando nos dias de chuva intensa, deste mês de dezembro, toda a água entregue para fins agrícolas durante 2022".

Num investimento de cerca de dois milhões e meio de euros, Alqueva foi a “salvação” de alguns agricultores, a única maneira de regar, durante a seca que o Alentejo viveu praticamente dois anos seguidos.

Mas Alqueva não significa só regadio é, também, o abastecimento de água às populações. O projeto passou a reforçar, sempre que necessário, no que se refere ao abastecimento de água, 13 concelhos alentejanos, incluindo os de Beja e Évora, num total de mais de 200 mil habitantes.

"Este número irá crescer com a ligação do Alqueva à albufeira do Monte da Rocha, que abastece os concelhos de Castro Verde, Almodôvar e Ourique e parte dos de Odemira e Mértola”, disse o responsável da EDIA, José Pedro Salema, lembrando que há “250 mil alentejanos que dependem de Alqueva para terem água em suas casas”.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.