Voltar

Sociedade

"Imigrantes pedem apoio na procura ativa de emprego"

Sociedade

"Imigrantes pedem apoio na procura ativa de emprego"

O Centro Nacional de Apoio à Integração de Imigrantes (CNAIM), do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), já está a funcionar em Beja e responde a questões imediatas ou a algum tipo de apoio especializado. Procura ativa de emprego é a ajuda mais solicitada, sendo a maior parte dos imigrantes do Senegal, Índia, Nepal e Ucrânia.

Vladimir Duarte, do Alto Comissariado para as Migrações, explica que os trabalhos disponíveis são, na sua maioria, agrícolas e sazonais. Neste contexto, os imigrantes procuram resposta para recolocação nos períodos em que ficam sem atividade. A construção civil é muitas vezes a solução entre trabalhos agrícolas, garante. O objetivo é não deixar ninguém sem trabalho pois são períodos de grande vulnerabilidade, frisou.

O responsável do CNAIM em Beja, Vladimir Duarte, avança que as instalações onde funciona o serviço foram disponibilizadas pela Câmara e que são, essencialmente, imigrantes do Senegal, Nepal, Índia e Ucrânia a pedir ajuda nas questões laborais e de habitação. Em Portugal, revela, já estão mais de 30 mil ucraniamos e uma percentagem elevada no Alentejo.

O CNAIM de Beja fez, recentemente, uma iniciativa de sensibilização para imigrantes e condutores, no sentido de serem evitados acidentes com os que se deslocam das explorações agrícolas para as suas habitações a horas tardias.

Em fevereiro deste ano morreram dois imigrantes devido a atropelamento e fuga. O CNAIM de Beja está preocupado com esta situação e distribuiu coletes refletores para serem utilizados, permitindo uma maior visibilidade nos trajetos, pois o caminho é feito, muitas vezes, a pé, realçou Vladimir Duarte.

Esta ação foi realizada pelo CNAIM, Câmara Municipal de Beja, Cáritas Diocesana, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana.

 

 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.