Voltar

Educação

Santiago do Cacém "aposta de novo na educação" com investimento superior a dois milhões de euros

Educação

Santiago do Cacém "aposta de novo na educação" com investimento superior a dois milhões de euros

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém volta a assegurar, neste novo ano letivo, um conjunto de medidas que representam um investimento superior a dois milhões de euros, cujo objetivo principal é "garantir a criação de melhores condições de crescimento e aprendizagem para as crianças e jovens deste concelho", assegura o comunicado da autarquia.

"De um universo de 1.533 crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, cerca de metade são beneficiários de Medidas de Ação Social Escolar, que se traduzem, na gratuitidade das refeições escolares ou na sua comparticipação a 50 por cento, no apoio financeiro para a aquisição de material escolar e para visitas de estudo, num investimento total de 130 mil euros", diz, também, a Câmara Municipal.

O Município ofereceu "aos 1.003 alunos e alunas do 1.º ao 4.º ano de escolaridade que frequentam a rede escolar pública de Santiago do Cacém, nos agrupamentos de escolas de Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém, Santo André e Professor Arménio Lança - Alvalade, os cadernos de fichas de atividades, num investimento de 40 mil euros", é explicado igualmente.

A autarquia assegura, igualmente, "a totalidade do valor dos passes escolares em transporte público aos alunos do concelho e garante 46 circuitos especiais de transportes escolares a partir do 1.º Ciclo do ensino básico e de qualquer escalão de rendimentos, para 640 alunos, o que representa um investimento na ordem dos 690 mil euros", é avançado.

"A Rede Pública de Educação Pré-Escolar e de Atividades de Animação e Apoio à Família no Município tem uma cobertura territorial de 100 por cento. Significa que todas as freguesias têm resposta pública de jardim de infância e respondem às necessidades de 530 crianças/famílias. Todos os jardins de infância têm a resposta, gratuita, nas três valências das Atividades de Animação e Apoio à Família, ou seja, de receção, refeições e prolongamento de horário, das 08h30 às 18h30. O funcionamento contínuo de 10 horas diárias, incluindo as interrupções letivas, dos 15 jardins de infância e das suas 28 salas é assegurado por 65 funcionárias da autarquia, entre Assistentes de Ação Educativa e Assistentes Operacionais. A prestação desse serviço implica um investimento anual de mais de 900 mil euros.

O fornecimento de refeições escolares é, também, parte fundamental da garantia das condições de crescimento e aprendizagem das nossas crianças e jovens. Assim, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem feito um investimento considerável no que respeita à aquisição de equipamentos e melhoramento das condições de funcionamento. De um universo de nove refeitórios e três salas de refeições, apenas dois refeitórios ainda se mantêm adjudicados a empresas externas, a maioria tem gestão direta do Município ou partilhada com os Agrupamentos de Escolas. Esta dimensão traduz-se numa equipa de 29 cozinheiras e ajudantes de cozinha, que preparam e fornecem cerca de 265 mil  refeições por ano, traduzindo-se num investimento na ordem dos 900 mil euros", é esclarecido ainda.

"A criação das melhores condições nos equipamentos de ensino é outra das vertentes desta política, com a requalificação profunda de várias escolas básicas como a EB N.º 1 em Ermidas-Sado, a EB N.º 3 e EB N.º 4 em Vila Nova de Santo André, assim como salas do 1.º Ciclo e do pré-escolar, equipadas com ar condicionado, quadros interativos e computadores com acesso à Internet. Atualmente decorrem as obras de remodelação do jardim de infância de Ermidas-Sado, uma empreitada orçamenta em mais de 140 mil euros", é sublinhado no documento enviado à nossa redação.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.