Voltar

Política

Autárquicas 2021: UF de Salvador e Santa Maria da Feira nova tentativa de constituição de Executivo

Política

Autárquicas 2021: UF de Salvador e Santa Maria da Feira nova tentativa de constituição de Executivo


Depois de não se ter conseguido formar Executivo na União das Freguesias (UF) de Beja de Salvador e Santa Maria da Feira, no passado dia 14, está marcada para esta quinta-feira, dia 28, uma nova tentativa. A sessão acontece no Centro Social do Lidador às 19.00 horas e a Voz da Planície sabe que até à data da publicação desta notícia ainda não tinha sido feito qualquer contacto com os eleitos da CDU e do Beja Consegue!.

Recorde-se que a instalação dos órgãos autárquicos da União das Freguesias (UF) de Beja de Salvador e Santa Maria da Feira foi realizada a 14 deste mês, altura em que tomaram posse os eleitos das três forças políticas vencedoras, 6 do PS, 4 da CDU e 3 do Beja Consegue!. Não houve contudo, consenso na constituição do Executivo. Foram feitas duas propostas, ambas rejeitadas e marcada nova Assembleia de Freguesia, que se concretiza nesta quinta-feira.

António Ramos apresentou duas propostas de constituição de Executivo, que deve ter 5 elementos, um presidente, um secretário, um tesoureiro e 2 vogais. A primeira tinha 5 eleitos do PS e foi rejeitada por 7 votos contra e 6 a favor. A segunda tinha Francisco Caixinha, número um da lista da CDU, na sua constituição e foi, igualmente, rejeitada com votação idêntica à anterior. Perante este cenário, António Ramos decidiu não fazer mais propostas, decretou o encerramento dos trabalhos da Assembleia de Freguesia e marcou nova reunião do órgão para amanhã.

Se não houver entendimento corre-se o risco de haver eleições intercalares para esta UF da cidade.

Em nota de imprensa, que foi efetuada na altura da primeira reunião, os eleitos do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia em causa diziam que, até ao dia de amanhã, iriam "procurar ultrapassar as dificuldades existentes e garantir a retoma do normal funcionamento da Junta de Freguesia e a proteção dos interesses dos nossos concidadãos."

Lembramos, ainda, que há quinze dias a Voz da Planície falou com o número um da CDU e Francisco Caixinha deixou claro, naquela altura, que a Coligação não quer integrar o Executivo desta UF, nem considera que o mesmo deva ser constituído apenas com elementos do PS e que por isso mesmo, votou contra as duas propostas apresentadas.

A Voz da Planície chegou à fala também, no passado dia 15, com Hugo Carulo, que encabeça a lista do Beja Consegue!. Hugo Carulo esclareceu, naquela data, que se votou contra os dois executivos propostos porque não foi dada a possibilidade a esta força política de os integrar e porque entende que o mesmo deve ser o reflexo das várias forças políticas a quem a população decidiu votar.



Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.