Voltar

Azeites de Moura e Barrancos conquistam reconhecimento nacional e internacional

Azeites de Moura e Barrancos conquistam reconhecimento nacional e internacional

Foto: CA Moura Barrancos

Os azeites da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos voltam a destacar-se nos mais conceituados palcos nacionais e internacionais de avaliação de azeite virgem extra. Em 2026, a cooperativa conquistou distinções em cinco concursos de referência — nacionais e internacionais —, reafirmando a qualidade e a consistência dos seus produtos junto dos mercados europeus e asiáticos. No plano nacional, o Azeite Moura DOP arrecadou a Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Azeites de Portugal, a principal competição de azeites do país, organizada pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo. A nível internacional, as distinções multiplicaram-se em quatro competições de prestígio.

No London International Olive Oil Competition 2026 (LIOOC), o Azeite Moura DOP e o Azeite Seleção receberam Medalha de Prata, numa competição que reuniu centenas de produtores de todo o mundo.

No Berlin Global Olive Oil Awards 2026, um dos maiores concursos de azeite do mundo, com mais de 850 marcas participantes de 34 países, a cooperativa registou uma performance notável: o Azeite Galega, o Azeite Cobrançosa e o Azeite Moura DOP conquistaram Medalha de Prata, enquanto o Azeite Seleção se destacou com Medalha de Ouro.

No Olive Oil Award – Zurique 2026, organizado pela ZHAW e reconhecido pela rigorosa avaliação sensorial conduzida pelo Swiss Olive Oil Panel (SOP), o Azeite Seleção recebeu o prestigiado PUBLIC OLIO Award – o prémio do público, atribuído com base num teste de aceitação por consumidores finais, e que distingue os azeites com maior preferência popular.

Por fim, no Olive Japan 2026, a maior competição de azeite da Ásia e Oceânia, que este ano reuniu mais de 800 amostras de 29 países, a cooperativa somou novas distinções: Medalha de Prata para o Azeite Seleção e para o Azeite Moura DOP, e Medalha de Ouro para o Azeite Cobrançosa.

"Estes resultados são o reflexo do trabalho diário de todos os colaboradores e olivicultores da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, bem como da qualidade incomparável da azeitona do Alentejo. Conquistar reconhecimento em Portugal, na Europa e até no Japão, na mesma época, é motivo de enorme orgulho para toda a cooperativa", afirma Helder Transmontano, diretor-geral da Cooperativa.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Comemorações dos cem anos de José Afonso em 2029 terão "cunho popular forte"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.