Voltar

País

Cruz Vermelha Portuguesa reforça apoio às populações afetadas

País

Cruz Vermelha Portuguesa reforça apoio às populações afetadas

Foto: Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) está a prestar apoio imediato às populações afetadas pela tempestade Kristin, que provocou vítimas mortais, desalojou famílias, causou cortes prolongados de energia e interrompeu acessos, dificultando a intervenção de meios de socorro em várias regiões do país. De forma a prestar um apoio mais eficaz, a CVP ativou um dispositivo nacional de resposta, mobilizando estruturas e delegações locais para garantir intervenção imediata no terreno, em especial nas zonas onde foi decretada situação de calamidade.

A operação combina apoio médico, com dezenas de ambulâncias mobilizadas em articulação com o INEM, e apoio logístico, com a disponibilização de geradores de energia para Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e corpos de bombeiros, comunicações por satélite (Starlink) e equipas especializadas, incluindo a projeção da viatura de comunicações da CVP para reforço do apoio nas zonas mais afetadas.

Paralelamente, a CVP iniciou uma avaliação aprofundada das necessidades das comunidades mais impactadas, com foco nos meios de subsistência e nas necessidades básicas de sobrevivência.

Gonçalo Orfão, Coordenador Nacional de Emergência da CVP, refere que “desde o primeiro momento que a Cruz Vermelha Portuguesa ativou a sua resposta, reforçando meios humanos, médicos e logísticos nas zonas mais afetadas. As dificuldades de acesso e a extensão dos danos exigem uma resposta contínua e coordenada, sempre com o foco nas pessoas e nas comunidades mais vulneráveis. Continuamos no terreno, a adaptar a nossa intervenção às necessidades reais que vão sendo identificadas.”

A CVP está também a preparar o envio de apoio para Moçambique, prestando assistência às comunidades afetadas pelas fortes chuvas e inundações que têm provocado graves danos e deslocação de populações neste país.


PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

António Zambujo lança “Oração ao Tempo” com Caetano Veloso

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.