Voltar

Atualidade "Falares e Ditarenhos do Alentejo"

Autor apresenta hoje, 11 de julho, na Voz da Planície, edição revista e ampliada da obra

Atualidade "Falares e Ditarenhos do Alentejo"

Autor apresenta hoje, 11 de julho, na Voz da Planície, edição revista e ampliada da obra

Luís Miguel Ricardo, o autor, diz que foi a rubrica na Voz da Planície, com o mesmo nome, que fez com que esta nova edição, revista e ampliada, avançasse mais depressa. Ouça nesta terça-feira, 11, às 08h30, nos 104.5 FM da Voz da Planície, a conversa com Luís Miguel Ricardo sobre a nova publicação de “Falares e Ditarenhos do Alentejo”.

São 347 páginas, com prefácio do professor Galopim de Carvalho, onde Luís Miguel Ricardo colocou um vasto “dicionário” de falares e ditarenhos de todo o Alentejo reunidos ao longo de 12 anos de trabalho com a ajuda de uma “vasta equipa” que lhe foi fazendo chegar as palavras e expressões, ou seja, os regionalismos deste vasto território, assim como as “corruptelas”, que “só os alentejanos, e de alguns locais em particular, dizem ou sabem o que significam”.

Nesta edição, com uma nova chancela, Epopeia, Luís Miguel Ricardo inova, comparando com a editada em 2017, introduzindo, nas últimas 40 páginas do livro, uma “narrativa que contextualiza as mais de 300 dedicadas aos falares e ditarenhos do Alentejo”.

A Voz da Planície teve em antena, durante meses, a rubrica “Falares e Ditarenhos do Alentejo” feita em colaboração com Luís Miguel Ricardo, que não esconde que este “programa voltou a gerar o interesse sobre esta publicação que esgotou, em 2017, situação que apressou, digamos assim", frisou, "a publicação deste novo livro pois se tivesse seguido o curso normal só daqui a dois/três anos teria uma outra impressão”.

A rubrica “Falares e Ditarenhos do Alentejo” vai regressar à antena da Voz da Planície em setembro por isso se gosta desta proposta é ficar atento e voltar a acompanhar este espaço, que sugere, também, na nova temporada, novidades.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.