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Feira do Queijo do Alentejo 2021: foi em formato digital e um sucesso

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Feira do Queijo do Alentejo 2021: foi em formato digital e um sucesso


A Feira do Queijo do Alentejo 2021 apostou no formato digital e levou a todos propostas de reflexão, e divulgação, das temáticas de um evento onde o Queijo Serpa foi referido como fator de desenvolvimento do concelho, aos mais variados níveis. Neste certame ficou-se a saber, também, que os produtores já estão associados e que o Município vai abrir uma Loja do Queijo e o Centro Interpretativo do Queijo Serpa.

Em 2021, a Feira do Queijo do Alentejo mostrou-se nas redes sociais em conferências webinares, apresentações, mostras digitais de pastoreio, na divulgação de uma plataforma que promove a “SerpaMarca.pt” e em imagens, recordando certames anteriores onde os ajuntamentos e convívios eram permitidos. Este ano cumpriu 20 edições e, mesmo em formato on-line, foi “um sucesso, incluindo na forma como captou novos públicos para futuras realizações, ou seja já para a de 2022 que se quer presencial”, segundo a Câmara de Serpa, entidade que, em conjunto com a Comissão Organizadora, faz a Feira.

Durante a Feira de 2021, foi analisado, valorizado e perspetivado o Queijo Serpa DOP, que já conta com 34 anos de certificação. E foi revelado, por Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, que “os produtores do concelho já estão associados”, referindo que o “trabalho de conjunto é fundamental para a sustentabilidade deste produto e de todos os que dele dependem”.

São muitas as queijarias existentes no concelho de Serpa e representam, em postos de trabalho, mais de cem, logo é um setor de “importância significativa em termos sociais e económicos para este território”. Valorizar o Queijo Serpa é um propósito do Município, assim como criar condições para o seu futuro ser promissor. Neste contexto, Tomé Pires avançou que vai ser “aberta, em breve, a Loja do Queijo e o Centro Interpretativo do Queijo, com todas as informações referentes a este produto diferenciador do concelho”. Identificou, ainda, algumas iniciativas já realizadas e que tiveram como objetivo a internacionalização do produto.

“Há muito a melhorar e o caminho vai continuar a ser feito, apostando num produto como é o Queijo Serpa, que respeita, em todos os processos inerentes à sua produção, o território que habita, em termos de biodiversidade e ambiente”. A "internacionalização do produto também está nas perspetivas e vai continuar a ser uma aposta".

Durante a Feira foi apresentada, também, a “SerpaMarca.pt”, uma plataforma de comércio digital que o Município disponibiliza aos empresários do concelho, já durante este mês, com o objetivo de promover os seus produtos e lojas, escoar produtos e aumentar a procura, contribuindo para dinamizar os negócios. “Esta plataforma pretende ser uma ferramenta para os produtores e empresas se situarem no mercado, adaptando-se a uma nova realidade que a pandemia veio sublinhar, com os produtos a irem até ao consumidor.”


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