Voltar

Cultura Entrevista

GeraSons - Miguel Ângelo regressa aos palcos com 'Noite e Dia' e sem máscaras

Cultura Entrevista

GeraSons - Miguel Ângelo regressa aos palcos com 'Noite e Dia' e sem máscaras

Falar sobre Miguel Ângelo, é como falar sobre uma instituição na música portuguesa com quase 40 anos de carreira, mas falar com Miguel Ângelo é como conversar com um amigo de longa data que nos relembra a importância de não darmos importância nenhuma à idade.

Miguel Ângelo / capa do cd 'Noite e Dia' / foto: Edgar Keats

E como no GeraSons gostamos de gerar conversa e girar discos, neste quinto programa foi o que fizemos com o músico, compositor, escritor de canções e de livros, que a maioria conhece como "o vocalista dos Delfins", mas que também faz parte do bem conhecido colectivo Resistência com o qual ainda faz concertos, já fez várias colaborações com outros artistas e também é membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Autores, se bem que o seu foco principal seja a sua carreira a solo e é sobre ela que nos fala no programa desta semana.

Entre o disco 'Nova (pop)', de 2019, e 'Noite e Dia', editado em 2021, Miguel Ângelo celebrou 35 anos de carreira, ficou em isolamento como todos nós mas, na verdade, não se isolou.
Fez aquilo a que apelidou de "banda sonora de dias de solitária”, com recurso a ferramentas mais digitais, que estavam até então mais afastadas dos seus processos de criação, mas que acabaram por resultar no lado 'Noite', num trabalho de criação à distância e em conjunto com Rui Maia (Mirror People e Ex-Wife), que é também um dos produtores do disco.

Por outro lado, o 'Dia' é o resultado do "som de banda", fruto dos ensaios durante 2020, a partir do momento em que se tornaram possíveis, e da reunião dos músicos com a acumulação de saudades de voltar a tocar juntos, que gerou uma energia extra para a criação de outras canções, mais dirigidas para os espectáculos ao vivo. Neste lado mais solarengo e positivo, Miguel Ângelo continua o desfilar de composições pop-rock às quais sempre nos habituou e que faz muito bem, sem tentativas propositadas de refrões "radiofónicos", mas que ainda assim lhe saem com muita naturalidade. A banda, que conta com Mário Andrade (guitarra), Bernardo Fesch (baixo e teclas) e Jorge Quadros (bateria), é também a que acompanha Miguel Ângelo no concerto inserido no programa da Festa das Santas Cruzes, em Vila Nova de São Bento, este sábado 30 de Abril, às 22h, num espectáculo do qual fazem parte as músicas do novo disco, canções dos álbuns anteriores, bem como alguns clássicos dos Delfins.

A conversa é para ouvir hoje no GeraSons, depois das 11h, em 104.5 FM ou em vozdaplanicie.pt.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.