Voltar

Fotogaleria

II Silarca é já em Março na Cabeça Gorda

Fotogaleria

II Silarca é já em Março na Cabeça Gorda


Está de regresso, nos dias 6, 7 e 8 de Março, a Cabeça Gorda, freguesia do concelho de Beja, a II edição do Festival do Cogumelo - Silarca/Amanita Ponderosa. Em 2014, o número de visitantes excedeu as expetativas da organização, que em 2015 quer chegar aos 5000.

O Silarca é organizado pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, tem como primeiro parceiro a ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola e conta com os apoios, e envolvimento, da Câmara de Beja, associações e empresários locais.

Valorizar os recursos micológicos e as tradições como meio de promoção da cultura local, em volta da gastronomia e dinamizando visitas de lazer são os objetivos de um evento que tem, igualmente, como finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável da economia da freguesia. As declarações são do presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, Álvaro Nobre.

Promover a gastronomia local, feita à base de produtos endógenos, através da dinamização e promoção da restauração da freguesia está nas linhas de orientação do Silarca e em Cabeça Gorda, Manuel Picado, do Restaurante D. João, decidiu voltar a apostar neste evento, que classifica como um dos melhores que já se fez, por considerar que traz um bom retorno ao seu negócio e ao dos outros.

O Silarca proporciona a quem nele participa três dias de lazer, em que se pode usufruir da vasta animação programada, com destaque para o cante alentejano e degustar boas refeições nas tasquinhas e restaurantes. Mas um dos "pratos principais" do evento chega na manhã de sábado, do dia 7 de Março, em que todos são convidados a fazer um passeio, pelo perímetro florestal da freguesia, e em pleno Parque Biológico de Cabeça Gorda, para aprender a apanhar, e a identificar, a silarca/amanita ponderosa, que dá nome ao festival. António Segurado apanha cogumelos há cerca de 40 anos e explica como se faz.

Mas em 2015, o programa do Silarca também ganha corpo, propondo a reflexão e o debate sobre estas matérias, e apresenta, na tarde do dia 6 de Março, o I Colóquio Ibérico - Recursos Endógenos e Desenvolvimento Local, onde participam Ceia da Silva, presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, o especialista José Carlos Albino e a empresa ibérica Sousa Campo, um exemplo de sucesso e de empreendedorismo na área dos produtos da terra. Uma realização feita em parceria com o Instituto Politécnico de Beja.

 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.