São 17, as medidas prioritárias reveladas onde não faltam propostas para as questões da habitação, da saúde, com médicos de família e ampliação do hospital de Beja, salários dignos para todos, das pensões, das acessibilidades, com ferrovia e rodovia, com IP8 em perfil de autoestrada de Sines a Vila Verde de Ficalho. A regionalização volta a ser um compromisso por considerar, a CDU, esta uma reforma essencial.
Fica a indicação de algumas das medidas apontadas no compromisso eleitoral da CDU:
"Aumento geral dos salários para todos os trabalhadores com a elevação do salário mínimo nacional para os 1.000 euros ainda em 2025.
Requalificação do hospital de Beja e a construção do novo edifício. Reversão do Hospital de São Paulo em Serpa para o SNS e qualificação dos centros de saúde.
Concretizar a reposição das freguesias já aprovadas na Assembleia da República.
Conclusão de forma faseada do IP8 em perfil de autoestrada entre Sines e Vila Verde de Ficalho e o IC17 entre Castro Marim e o IP2 passando por Mértola, a ligação direta de comboio entre Beja e Lisboa e entre Beja e Faro, bem como a eletrificação e modernização da linha entre Casa Branca-Beja e Beja-Funcheira. Ligação do IP8 e da linha ferroviária ao Aeroporto de Beja e apostas no transporte de mercadorias e passageiros, bem como na área de acolhimento empresarial nesta infraestrutura aeroportuária.
Promover a eficiência hídrica e assegurar recursos financeiros para os investimentos no âmbito do ciclo urbano da água.
Reforço de financiamento do IPBeja e financiamento para intervenções em escolas do ensino básico e secundário.
Plano Estratégico para a Zona de Influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, a construção dos perímetros de rega de Vidigueira, Moura, Póvoa/Amareleja e a definição de prioridades para o uso da água, incentivando à diversificação de culturas agrícolas e à implementação de um plano de apoio à agricultura de sequeiro.
Monitorização e controlo do efeito na saúde pública e na paisagem das práticas agrícolas intensivas e superintensivas.
Medidas de incentivo e apoio à industrialização do distrito com destaque para a fileira agroalimentar, a valorização das potencialidades mineiras de Neves-Corvo e Aljustrel, salvaguardando o ambiente e incentivando a transformação do minério.
Conservação e valorização do património cultural edificado e do património imaterial, assumindo a promoção da cultura como fator de fruição pública e de desenvolvimento".
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com