Voltar

Sociedade Actualidade

Marisa Liz junta-se à activista Francisca de Magalhães Barros e dão início ao Grito de Paz 2022

Sociedade Actualidade

Marisa Liz junta-se à activista Francisca de Magalhães Barros e dão início ao Grito de Paz 2022

Cantora e ativista dão hoje início à campanha Grito de Paz 2022 que alerta e consciencializa para o uso da violação como arma de guerra em zonas de conflito e guerras pelo mundo inteiro.

Marisa Liz dispensa apresentações e a sua voz vai muito além das canções que conhecemos, especialmente nos Amor Electro, porque para se fazer ouvir não precisa de cantar. Francisca de Magalhães Barros tem 31 anos, é pintora e cronista, e foi vítima de violência doméstica, mas o que lhe podia ter tirado a vida, acabou por lhe dar força para se tornar ativista. Lançou várias campanhas que acabaram por resultar na angariação de 50 mil assinaturas para a declaração do estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica, que acabou aprovado na Assembleia da República.

A campanha Grito de Paz 2022 que junta a cantora e a ativista, mas também muitas outras vozes, começa hoje e é um alerta e um grito de consciencialização para a utilização da violação como arma de guerra em zonas de conflito em vários países, tais como na Ucrânia; República Democrática Do Congo, Afeganistão, República Centro Africana e Iémen, cujas bandeiras serão destacadas, uma por cada semana, nas redes sociais da campanha. De acordo com o Estatuto de Roma (1998), onde estão sinalizados crimes que são considerados de genocídio, contra a humanidade ou de guerra, a violação consta no segundo "cenário", deixando de lado um número incontável de vítimas de abusos sexuais, maioritariamente mulheres e crianças, que acontecem nos outros dois contextos.

Para completar a campanha, Catarina Furtado e a sua associação Corações com Coroa, vão juntar-se a estas vozes no dia 18 de julho, por volta das 22 horas, para fazer um direto no Instagram da associação com Gustavo Carona, médico intensivista e cronista, e Raul Manarte, psicólogo humanitário, músico, fotógrafo e ativista, ambos também voluntários dos Médicos Sem Fronteiras.

"Junt@s educamos, alertamos e jamais esquecemos!", é um dos gritos de alerta desta campanha.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.