Voltar

Política

Almodôvar e Castro Verde aprovam desagregação de freguesias nos seus concelhos

Política

Almodôvar e Castro Verde aprovam desagregação de freguesias nos seus concelhos

A Assembleia Municipal de Almodôvar aprovou, por unanimidade, a desagregação das duas uniões de freguesias  de Almodôvar e Graça dos Padrões e Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires. E o mesmo órgão, mas de Castro Verde as de Castro e Casével.

Segundo a autarquia de Almodôvar, esta decisão iniciou com a consulta aos munícipes das respetivas freguesias, que "demonstraram vontade em voltar a ter as freguesias tal como estavam antes da decisão, de unir quatro em duas, tomada em 2012/2013. Depois, foi aprovada em Assembleia de Freguesia, de seguida em reunião de Câmara e, agora, em Assembleia Municipal”.

“Resta esperar pela decisão do Governo central”, indica o Município de Almodôvar, acrescentando que “a concretização da reorganização administrativa deverá acontecer no ano em que se realizam as eleições autárquicas, ou seja, em 2025. A realizar-se esta desagregação, o concelho de Almodôvar voltará a ter oito freguesias, em vez das atuais seis”.

A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou, “por unanimidade e aclamação”, um parecer que defende a desagregação da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, revelou o presidente do município à agência Lusa.

“Casével é uma freguesia histórica, com um legado importante do ponto de vista patrimonial, tem uma identidade muito forte e quando foi feita esta união de freguesias foi um bocadinho surpreendente”, recordou o autarca.

O autarca explicou ainda que já foram cumpridas “todas as etapas” para que se proceda à desagregação da união de freguesias, seguindo agora o parecer para a Assembleia da República.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.