Voltar

Atualizada 15:00

Os médicos estão em greve hoje e amanhã

Atualizada 15:00

Os médicos estão em greve hoje e amanhã


Os dois sindicatos médicos, o SIM - Sindicato Independente dos Médicos e a FNAM - Federação Nacional dos Médicos, juntam-se pela terceira vez numa greve nacional contra políticas governamentais, sendo contudo, a primeira que este Governo enfrenta. O secretariado Regional do SIM avança que a adesão à greve, no Alentejo, ronda os 90%.

A greve de hoje e amanhã, é um protesto pela ausência de medidas concretas do Governo, no conjunto de reivindicações sindicais que se têm tentado negociar ao longo do último ano. Limitação do trabalho suplementar a 150 horas anuais, em vez das atuais 200, imposição de um limite de 12 horas de trabalho em serviço de urgência e diminuição do número de utentes por médico de família são algumas das reivindicações.

Os sindicatos querem ainda, a reposição do pagamento de 100% das horas extra, que recebem desde 2012, com um corte de 50% e exigem a reversão do pagamento dos 50%, com retroatividade a janeiro deste ano.

Recorde-se que em julho de 2012, os dois sindicatos médicos agendaram, igualmente, um protesto de dois dias, que contou também, com o apoio da Ordem dos Médicos, tal como o desta semana. Em 2012, a adesão à greve, no Hospital de Beja e nos dois centros de saúde da cidade, rondou os 100%.

Urgências, quimioterapia, radioterapia, transplantes e diálise são alguns dos serviços públicos de saúde que estão garantidos mesmo durante a greve nacional, que decorre nesta quarta e quinta-feira. Entre os serviços mínimos a cumprir estão também, a imunohemoterapia, cuidados paliativos em internamento, dispensa de medicamentos para uso hospitalar e punção folicular, na procriação medicamente assistida.

Afetadas serão as consultas e cirurgias programadas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.