Voltar

Atualidade

Os preços dos alimentos estão a aumentar

Atualidade

Os preços dos alimentos estão a aumentar

"Verifica-se uma tendência de aumento do preço dos alimentos em toda a União Europeia, devido aos elevados custos das matérias-primas, fertilizantes e energia. Esta tendência poderá ser agravada pelo atual conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia", diz o Governo.

A guerra no Leste da Europa está a ter impacto na cadeia de abastecimento e, por cá, os produtores nacionais já admitem o racionamento de alimentos, com previsões de aumentos de 20 por cento a 30 por cento nos preços nos próximos dias.

"Estamos numa situação de emergência alimentar como não me lembro de se ter vivido", disse Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal ao jornal “Expresso”. "O stock de alguns produtos, como a farinha para massas, é tão reduzido que daqui a um ou dois meses podemos ter de fazer racionamentos como aconteceu nos anos 70", acrescentou.

O executivo reforça que "quer a nível nacional, quer a nível europeu, estão já em funcionamento grupos de monitorização da situação de abastecimento alimentar, entre os estados-membros e as associações representativas da produção, indústria e comercialização, de modo a avaliar e solucionar eventuais constrangimentos nas cadeias de abastecimento".   

Foto: Vida Ativa


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.