Voltar

Educação

Ourique convida pais a almoçar na cantina escolar e introduz dieta mediterrânica na ementa

Educação

Ourique convida pais a almoçar na cantina escolar e introduz dieta mediterrânica na ementa

Foto: Freepik

O Município de Ourique, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Ourique, volta a lançar o desafio aos encarregados de educação/pais para testemunharem a qualidade da comida nas cantinas das escolas dos seus filhos. Esta ação decorre dia 15 de abril e prolonga-se até ao final do ano letivo.

Paralelamente, o Município de Ourique integra também, através da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), o projeto piloto TerrAlimenta. Esta iniciativa consiste na realização das ementas escolares tendo por base a dieta mediterrânica e, sempre que possível, a aquisição responsável no comércio local/regional dos produtos utilizados na confeção das mesmas.

Portanto, serão duas iniciativas a acontecer em simultâneo. A primeira é o desafio aos encarregados de educação/pais para testemunharem a qualidade da comida nas cantinas das escolas. A segunda, no âmbito do projeto piloto TerrAlimenta, consiste na realização das ementas escolares tendo por base a Dieta Mediterrânica. Este projeto arranca a 15 de abril.

Para almoçarem na cantina escolar com os seus educandos, os pais ou encarregados de educação deverão adquirir a senha de adulto, no valor de 4,10 euros, no dia anterior até às 16h30.

Os pais ou encarregados de educação dos alunos do 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário deverão adquirir a sua senha junto da secretaria da Escola E.B. 2, 3 / S de Ourique, enquanto as do 1.º ciclo deverão ser adquiridas no Centro Escolar.

A alimentação saudável e nutricionalmente equilibrada é uma prioridade do Município de Ourique, pois contribui para promover uma melhor saúde, desenvolvimento cognitivo e rendimento escolar das crianças e jovens. O refeitório escolar tem como objetivo prover as necessidades energéticas e nutricionais das nossas crianças, bem como ensinar normas de saber estar e saber comer.

A ideia é que, em conjunto, possamos continuar o caminho que estamos a percorrer, ao introduzir melhorias no refeitório escolar, bem como incentivar os alunos a beneficiarem uma sensibilidade diferente para com a alimentação confecionada na cantina escolar.

Esta iniciativa pretende "criar uma oportunidade de certificação da qualidade das refeições fornecidas aos nossos alunos nas cantinas escolares, sensibilizando ainda para a importância de uma alimentação saudável com base na dieta mediterrânica e no combate ao desperdício alimentar", pode ler-se na nota de imprensa enviada pela autarquia ouriquense à Voz da Planície. 



Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.