Voltar

Cultura Beja

Palavras Andarilhas de regresso já no próximo fim-de-semana

Cultura Beja

Palavras Andarilhas de regresso já no próximo fim-de-semana

O encontro que celebra a palavra contada da tradição oral realiza a sua 16.ª edição nos dias 26, 27 e 28 de agosto. Conheça os destaques deste ano com Paula Santos, bibliotecária municipal.

A Câmara Municipal de Beja, através da sua Biblioteca, retoma a organização desta iniciativa. Desde 1998, com periocidade bienal desde 2002, que Beja promove a festa da palavra contada.

As perspetivas são altas e a organização pretende voltar “em força” depois de uma pandemia “devastadora”. São três dias no jardim em que tudo é dedicado à palavra contada. Paula Santos destaca as noites de conto, o recanto dos contos e as atividades para pais e filhos.

Devido ao calor, as atividades interrompem na “hora da sesta” e regressam por volta das 18h00 em diversos canteiros. Este ano, os canteiros do jardim são ocupados por associações do concelho de Beja, que no seu espaço dão conta da sua atividade e promovem iniciativas para pais e filhos.

A 16.ª edição terá como tema “o poder da palavra” e conta com a curadoria de Jorge Serafim. Paula Santos lembra que Jorge Serafim “nasceu enquanto contador de histórias” na Biblioteca de Beja , sendo o “consultor de eleição para organizar esta atividade”

No decorrer do evento, o convidado Tito Lívio será o “comentador andarilho”. Irá publicar nas redes sociais da Biblioteca e Município observações dos acontecimentos durante o evento, explica Paula Santos.

Sobre “o poder da palavra”, mote para esta edição, a responsável pela Biblioteca Municipal explica que as conferências serão “à volta” deste tema e que só a organização do evento em si dá significado à expressão.

Entre noites de contos, e contos ao pôr-do-sol, conferências sobre o futuro da palavra, narração oral, a oralidade e a ruralidade, as crianças e a leitura, a programação sugere diversas atividades.

No Jardim Público, espaço que recebe este encontro, vão decorrer, para além das iniciativas para pais e filhos, oficinas de capacitação para mediadores de leitura e, está de regresso a Feira dos Livreiros e o Mercadinho Andarilho, onde poderá encontrar propostas de leitura e objetos mágicos, que poderá levar para casa.

O Município e Biblioteca de Beja deixam o convite para vir até à capital de distrito fazer a “Festa da Palavra Contada”.

Acesso livre e gratuito a todas as atividades que decorrem no Jardim Público de Beja. A inscrição é necessária apenas para as oficinas, para obtenção de certificado.

Conheça a programação completa no site oficial do evento.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.