Voltar

Atualidade FOTOGALERIA

“Pastel de Bolota de Ourique vai ser uma referência no futuro”

Atualidade FOTOGALERIA

“Pastel de Bolota de Ourique vai ser uma referência no futuro”

A Feira do Porco Alentejano 2022 mostrou que “este território é capital” neste setor e que “a estratégia local traçada neste contexto” vai continuar a colocar o concelho de Ourique no “mapa nacional no que se refere à fileira”. Balanço de um certame que recebeu “milhares de visitantes” nos três dias de realização. Com a novidade este ano da apresentação do “Pastel de Bolota de Ourique”.

Ourique é Capital do Porco Alentejano e durante três dias provou que a “estratégia que tem vindo a ser delineada com base nesta perspetiva tem consolidado a promoção do território nesta fileira”.

Em 2022, foi apresentada a estratégia local “Ourique Capital do Porco Alentejano” e nela foi revelada a criação “de um produto que se tornará uma referência, o Pastel de Bolota”, palavras do presidente da Câmara.

Marcelo Guerreiro revelou, neste certame, que Ourique “tem a intenção de vir a produzir vinho” e que este “é um objetivo integrado também nesta estratégia”.

Nesta que foi a 14.ª edição da Feira do Porco Alentejano, o município de Pinhel, no distrito da Guarda e Cidade do Vinho 2022, foi o território convidado. Com expositor na feira, o município de Pinhel participou nas várias iniciativas do certame e deu a conhecer os seus néctares, que são também, entre outros aspetos, base da economia deste concelho.

No certame de 2022, a Croácia marcou presença de alguns dos seus produtores e lançou o desafio a Ourique de se tornar território geminado. Proposta que Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, diz ter aceitado, tendo “em atenção as semelhanças pois também aposta na produção do porco preto”.

Na Feira do Porco Alentejano 2022, os problemas da seca foram, igualmente, discutidos. Neste contexto, e logo no primeiro dia de realização, ficou claro no seminário de abertura que “a seca, assim como os aumentos dos custos de produção e dos combustíveis podem colocar em perigo o futuro de algumas explorações”, de acordo com Nuno Faustino, presidente da ACPA.

Nesta feira, o deputado Pedro do Carmo, eleito por Beja pelo Partido Socialista, fez a sua última intervenção, oficial, enquanto presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar. Pedro do Carmo relevou o facto, do “próximo Ministério da Agricultura ter associada a questão da Alimentação”, recordando a “importância que assumem no presente as questões da soberania alimentar do país”.

Deixou, ainda, Pedro do Carmo elogios a uma feira que, nas suas palavras, “demonstra a vitalidade do mundo rural”.

A Feira do Porco Alentejano é organizada pela Câmara Municipal de Ourique (CMO) e pela Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA).

Veja aqui alguns dos principais momentos da Feira do Porco Alentejano 2022 em fotografias.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.