Voltar

Sociedade

Serpa acolhe em fevereiro Feira do Queijo do Alentejo com 160 expositores

Sociedade

Serpa acolhe em fevereiro Feira do Queijo do Alentejo com 160 expositores

Foto: Facebook CM Serpa

Um total de 160 expositores e 60 ‘stands’ vão marcar presença na 24.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, que se realiza de 21 a 23 de fevereiro, divulgou a Câmara Municipal. O certame, que decorre no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, vai apresentar queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca e mistura, requeijão, ‘almece’, queijos frescos, amanteigados, curados, entre outros, indicou o Município, em comunicado.

Os visitantes vão também poder adquirir produtos com certificação DOP – Denominação de Origem Protegida, certificado biológico e “queijos premiados em concursos internacionais”, acrescentou.

Segundo a Câmara Municipal de Serpa, entidade promotora, a edição deste ano, inclui o colóquio “Queijo Serpa do Fabrico Tradicional à Inteligência Artificial”, no dia 22 de fevereiro.

A conferência abordará “a importância da tecnologia na preservação da tradição do Queijo Serpa DOP, ao nível da transição energética, a segurança alimentar e a valorização comercial”, adiantou o município.

A palestra “pretende capacitar os empresários para a utilização de um aplicativo móvel, facilitador de tomada de decisões informadas, garantindo os padrões de excelência do Queijo Serpa enquanto queijo inteligente”.

Esta ação integra o projeto ‘Q.I. 4.0 – Queijo Serpa DOP a Inteligência Artificial na Produção Artesanal’, resultante de uma parceria entre a Associação de Produtores do Queijo Serpa e o Instituto Politécnico de Beja.

A feira terá ainda atividades lúdico-pedagógicas para o público escolar, iniciativas agropecuárias e pastorícias, exposições, demonstrações de tosquia, ‘workshops’, o “Roteiro Sensorial Pão Pão Queijo Queijo”, concursos de queijo e de ovinos e demonstrações de artesanato vivo.

A nível musical, estão agendados espetáculos de sevilhanas e atuações de cante alentejano pelos grupos corais do concelho.

Para o município alentejano, a Feira do Queijo do Alentejo representa “a afirmação da região enquanto destino de grandes eventos ligados à identidade cultural” e “uma oportunidade para divulgar o concelho nas suas mais diversas vertentes”.

A comissão promotora da Feira do Queijo do Alentejo é composta também pela Associação de Produtores do Queijo Serpa, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja ou ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Além disso, inclui o Centro de Experimentação do Baixo Alentejo - DRAPAL, Confraria do Queijo Serpa, associação Rota do Guadiana e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, entre outros.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.