Voltar

67 pessoas retiradas de parque de campismo na ilha Terceira devido a inundações

67 pessoas retiradas de parque de campismo na ilha Terceira devido a inundações

Foto: DR/arquivo

O mau tempo registado nos Açores desde a noite de quarta-feira provocou várias inundações em São Jorge e São Miguel e obrigou ao realojamento de 67 pessoas que estavam no parque de campismo da Praia da Vitória, na Terceira. Segundo a Proteção Civil dos Açores, foram registadas até hoje de manhã sete ocorrências, entre as quais três inundações em quintais e habitações em Vila Franca do Campo e uma numa habitação no concelho do Nordeste (São Miguel), assim como uma inundação numa habitação em Velas e uma derrocada numa estrada regional na zona dos Nortes (São Jorge), que já foi parcialmente desobstruída. “No concelho da Praia da Vitória, o parque de campismo ficou sem condições de utilização”, referiu o organismo, num comunicado.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que acompanhe as previsões e os avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e adote as medidas de autoproteção adequadas.

Por causa do mau tempo, com precipitação e trovoadas, as ilhas do grupo Central e do grupo Oriental estão sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, depois de terem estado no nível amarelo, o menos grave

No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso vigora até às 21:00 locais (22:00 em Lisboa). No mesmo período vigora igualmente um aviso amarelo por causa do vento.

No grupo Central (Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa), o aviso laranja para precipitação vigora até às 12:00 locais (13:00 em Lisboa), um período durante o qual está ativo também o aviso amarelo por casa do vento.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na quarta-feira, o instituto deu conta da aproximação e passagem de “linhas de instabilidade, associadas a uma depressão centrada muito próxima da região”, com o consequente “agravamento significativo do estado do tempo”.

Para hoje prevê-se para as sete ilhas afetadas céu muito nublado, com abertas ou boas abertas a partir da tarde, bem como “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”.

Os aguaceiros poderão ser fortes e o vento poderá ser localizado e temporariamente também forte (50 a 65 quilómetros por hora), com rajadas até 100 quilómetros por hora, rodando para oeste. O mar está cavado, podendo ser temporariamente alteroso, com ondas do quadrante oeste de um a dois metros.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Concertos

Raquel Tavares no Pax Julia dia 26 de setembro

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.