«As ações começaram no início deste mês e decorrem, também, neste sábado, dia15, e depois no dia 29 de novembro, em diferentes percursos da Rota Vicentina, seguindo o formato de “caminhadas e pedaladas de manutenção”, um modelo já reconhecido pelo seu impacto positivo na conservação dos trilhos e na sensibilização ambiental dos participantes.
A primeira atividade, marcada para 5 de novembro, realiza-se no Trilho dos Pescadores, entre Almograve e o Cabo Sardão, e envolve estudantes do Instituto Politécnico de Beja. Nesta ação, teoria e prática cruzam-se num exercício de aprendizagem em campo, onde o contacto direto com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina complementa os conteúdos lecionados em sala.
Hoje, dia 15 de novembro, a caminhada de manutenção no Percurso Circular da Charneca de S. Teotónio, com início às 09h00 e ponto de encontro na Praça Central da vila, convida turistas e população local a redescobrir um percurso de 8,5 quilómetros, de grande valor simbólico e ambiental. A atividade, que contará com a presença do presidente do Turismo do Alentejo, José Manuel Santos, combina o contacto com a natureza com uma ação prática de manutenção dos caminhos.
José Manuel Santos destaca que “estas ações assumem um papel fundamental na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para a região”, sublinhando que “a promoção de um turismo responsável deve andar de mãos dadas com a preservação dos ecossistemas, valorização das comunidades locais e a consciencialização de todos — visitantes e residentes — para a importância da regeneração dos territórios”», é divulgado na mesma comunicação.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com