Voltar

Sociedade

"A taxa de suicídio no Alentejo é o dobro da média nacional"

Sociedade

"A taxa de suicídio no Alentejo é o dobro da média nacional"

Hoje é Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Nesta data olhamos para a realidade sobre esta matéria no Alentejo, deixando claro que “o suicídio não é uma doença, mas sim um comportamento” e que se “pode ajudar a identificar de forma precoce”.

“O estado da saúde mental no Alentejo é muitas vezes explicado usando o isolamento como causa principal”, mas Ana Matos Pires, médica psiquiatra e diretora do Departamento de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), alarga a resposta a um vasto conjunto de fatores.

Identifica “a prevalência, significativa, de doença mental, situações sociais, económicas, demográficas e sociológicas, que têm a ver com a forma como o suicídio é visto neste território” como sendo razões que, na opinião da também coordenadora regional e membro da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde, “explicam o facto, do Alentejo ter duas vezes a taxa nacional de suicídio”. “Números que não incluem as tentativas”, esclareceu.

Ana Matos Pires lembra que “a pandemia prejudicou a implementação da campanha de prevenção do suicídio no Alentejo, cuja atuação incide, sobretudo, nas questões comportamentais e na luta contra o estigma, porque não estamos a falar de uma doença, mas sim de um comportamento”.

“Este trabalho está a ser retomado e tem como públicos-alvo/parceiros os profissionais de saúde, a comunidade em geral e os órgãos de comunicação social”, assegura.



“É a saúde mental quem deve responder a esta matéria”, deixa claro, igualmente, a médica psiquiatra, salientando que “qualquer um pode ajudar a identificar comportamentos suicidários”.

Ana Matos Pires convida “a visitar o site prevenirsuicidio.pt onde se podem encontrar, com linguagem simples, sugestões que podem ajudar a ajudar quem precisa”.

O Dia Mundial da prevenção do Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), “com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países”.

A OMS estima que “o suicídio está entre as 20 principais causas de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos”, Diz, ainda, que “a taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres”.




PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.