Voltar

Sociedade

Cruz Vermelha Portuguesa fecha duas estruturas residenciais para idosos em Beja, até 31 de julho

Sociedade

Cruz Vermelha Portuguesa fecha duas estruturas residenciais para idosos em Beja, até 31 de julho

Foto: Cruz Vermelha Portuguesa

No comunicado, enviado à Voz da Planície, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) informa que as casas de repouso Henry Dunant e José António Marques, em Beja, vão ser encerradas. No documento é referido que "tendo como primordial objetivo continuar a garantir o bem-estar, conforto e dignidade das pessoas a quem presta assistência, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tomou a decisão de encerrar" estas duas estruturas residenciais para idosos.

No comunicado, a instituição frisa que "dada a antiguidade dos edifícios e até a impossibilidade de realização de obras num deles, por imposição do senhorio, a avaliação efetuada concluiu que não é possível realizar melhoramentos funcionais que permitam inverter esta situação. Desta forma, até 31 de julho, a Casa de Repouso Henry Dunant e a Casa de Repouso José António Marques encerram os seus serviços".

A Cruz Vermelha Portuguesa informa, igualmente, que "até ao momento, e dadas as vagas que vão sendo disponibilizadas pela Segurança Social, foi possível colocar 11 utentes em outros equipamentos sociais. Outras nove pessoas saíram por iniciativa própria. A CVP continua a procurar a melhor solução para as 37 pessoas que ainda se mantêm nestas respostas".

Sobre os funcionários afetos a estas estruturas, a CVP revela a impossibilidade dos mesmos serem recolocados "noutras respostas da instituição" e que vai avançar com "a cessação dos contratos de trabalho de acordo com os prazos de encerramento das duas estruturas em causa". Acrescenta que "ficará garantido o acesso a todos os direitos legais aplicáveis, assumindo a CVP o acompanhamento individualizado de cada trabalhador tendo em conta a sua situação sócio económica. Sempre que tal se verifique necessário, a CVP incluirá os trabalhadores no seu sistema de apoio social."

O comunicado termina deixando claro que "o encerramento agora decidido tornou-se na única alternativa viável face às condições precárias dos edifícios, que não garantem a qualidade e serviço digno que a Cruz Vermelha Portuguesa presta".



Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.