Voltar

Educação

Abandono escolar cresce no ensino superior público, sobretudo no interior do País

Educação

Abandono escolar cresce no ensino superior público, sobretudo no interior do País

Foto: Freepik

São cada vez mais os estudantes que estão a desistir do ensino superior público após o primeiro ano do curso. Mas apesar das dificuldades de alojamento em Lisboa e Porto, é no interior que o abandono escolar tem vindo a aumentar.

Os dados mais recentes divulgados no portal "Infocursos" dizem respeito ao ano letivo 2021/2022 e revelam que, ao contrário do setor privado, o abandono no final do primeiro ano do curso registou um aumento desde 2013/2014.

Nesse período, a percentagem global de alunos que já não estavam inscritos em nenhum curso um ano após começarem uma licenciatura ou mestrado integrado não sofreu qualquer alteração. Ainda assim, a percentagem diminuiu no setor privado, de 15,8% para 12,5%, e aumentou no público, de 10,2% para 11,6%.

Depois de cinco anos a diminuir consecutivamente, registando um mínimo de 8,7% em 2018/2019, o abandono voltou a subir ainda antes da pandemia da covid-19 e da crise da inflação.

Nos últimos anos, o custo do alojamento, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, é visto como um dos principais entraves à frequência do ensino superior. Mas os dados mostram que não é nessas cidades que o problema é mais significativo.

Comparativamente, há muitas instituições que registam uma taxa de abandono bastante mais alta em relação à média nacional, a maioria do ensino politécnico e localizadas nas regiões Centro e Alentejo.

Seguem-se os politécnicos da Guarda (29,1%), de Beja (26,9%), de Castelo Branco (19,8%), a Universidade de Évora (18,4%), os politécnicos de Viseu (17,9%), de Portalegre (16,9%) e Bragança (16,6%).



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.