No caso do Alentejo, o tema em destaque será "Participação Jovem e Cidadania Ativa", escolhido pelos/as jovens do Alentejo no processo de auscultação regional. A sessão será dinamizada por Joaquim Serafim e terá como foco a importância da cidadania ativa e da participação juvenil nos processos democráticos e comunitários. Mais do que um espaço de debate, esta academia regional constitui uma oportunidade de capacitação e de construção coletiva de propostas que refletem as necessidades e expectativas da juventude da região.
As academias regionais foram concebidas como oficinas de capacitação, que juntam jovens em torno de temas prioritários para cada território. Estes espaços permitem desenvolver competências, partilhar experiências e refletir sobre desafios atuais. O facto de os temas terem sido definidos previamente pelos/as jovens, através de processos de auscultação regional, reforça o carácter democrático e representativo da iniciativa.
As inscrições para a sessão regional do Alentejo já se encontram abertas e podem ser feitas através deste formulário online. A participação é gratuita e está disponível a todos/as os/as jovens, independentemente da sua região de residência.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com