Voltar

Agricultura

ADPM realiza sessão sobre combate à desertificação, no Musibéria, em Serpa

Agricultura

ADPM realiza sessão sobre combate à desertificação, no Musibéria, em Serpa

A ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola, em parceria com o município de Serpa, vai realizar nesta quinta-feira, dia 30, entre as 09h30 e as 13h00, no Musibéria, em Serpa, um workshop sobre estratégias públicas de combate à degradação do solo, dirigido a técnicos de autarquias e aberto a todos os interessados. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

“Com 94 por cento de suscetibilidade à desertificação, os municípios do Baixo Alentejo necessitam de implementar estratégias que permitam atingir a «neutralidade da degradação dos solos» (Land Degradation Neutrality), um conceito definido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) que tem como objetivo promover um equilíbrio entre a degradação do solo e a sua recuperação”, refere a ADPM.

O objetivo é que a degradação seja compensada com ações de recuperação do solo numa determinada área geográfica, promovendo a preservação deste recurso e, assim, prevenindo a desertificação.

No workshop, irão participar representantes nacionais da Convenção de Adaptação às Alterações Climáticas que apresentam e discutem o Plano Ação Nacional para o combate à Desertificação e os participantes vão poder contribuir diretamente para o planeamento de soluções de combate à degradação dos solos.

O objetivo é criar um documento de orientação estratégica e política, que facilite a tomada de decisão a nível local e regional. Esta iniciativa insere-se no projeto LIFE Desert-Adapt, cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, e que visa desenvolver, demonstrar e promover estratégias e técnicas para adaptação às Alterações Climáticas de áreas mediterrânicas sob risco de desertificação, para adaptação às alterações climáticas em áreas mediterrânicas sob risco de desertificação. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.