Voltar

Ambiente

ADPM realiza sessão em Serpa sobre “estratégias de combate à desertificação no Baixo Alentejo”

Ambiente

ADPM realiza sessão em Serpa sobre “estratégias de combate à desertificação no Baixo Alentejo”

“Degradação dos solos: estratégias públicas para a neutralidade” é o nome da sessão que a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) realizou hoje, 4 de maio, em Serpa, no Musibéria, das 09h30 às 13h00.

A sessão foi dirigida a técnicos de autarquias e aberto a todos os interessados e decorreu no auditório do Musibéria, em Serpa.

Com 94 por cento de suscetibilidade à desertificação, os municípios do Baixo Alentejo necessitam de implementar estratégias que permitam atingir a “neutralidade da degradação dos solos”, avança a organização. Explica, também, que os “municípios e proprietários são chamados a definir e implementar medidas que permitam restaurar áreas degradadas e implementar medidas de gestão sustentável do solo".

Nesta realização foram revelados exemplos de “projetos a nível local, dirigidos por organizações não governamentais e por municípios, com o objetivo de reverter a degradação dos solos e assim potenciar territórios mais resilientes às alterações climáticas”.

O objetivo é criar um documento de orientação estratégica e política, que facilite a tomada de decisão a nível local e regional.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto LIFE Desert-Adapt, confinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, que visa desenvolver, demonstrar e promover estratégias e técnicas para adaptação às alterações climáticas de áreas mediterrânicas sob risco de desertificação.

Com o objetivo de testar técnicas para reverter a degradação do solo, ao longo do projeto foram intervencionados 300 hectares nos concelhos de Mértola, Serpa e Beja. O projeto pretende assim promover um uso do solo mais eficiente, reduzir a sua erosão e promover a sua conservação.



PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.