Voltar

Agricultura

Associações queixam-se de comportamento do Governo

Agricultura

Associações queixam-se de comportamento do Governo

São 22 as organizações portuguesas que enviaram à Comissão Europeia uma carta onde denunciam “o incumprimento do regulamento relativo ao Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC)” e das “recomendações da Comissão Europeia para a elaboração deste plano estratégico em Portugal.” A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) é uma das signatárias.

Para as organizações subscritoras, o diagnóstico da agricultura nacional apresentado no PEPAC é muito incompleto e desatualizado e até ignorado. Maria Bastidas, da ADPM, esclarece isto mesmo.

A participação efetiva das organizações da sociedade civil, tal como exigido pelo regulamento, também, não foi assegurada. As organizações consideram que não foi estabelecida uma verdadeira parceria com atores relevantes e as poucas oportunidades de participação foram insuficientes. As consultas públicas tiveram prazos muito curtos em relação ao volume de informação a analisar, assegura, ainda, Maria Bastidas.

Neste alerta apela-se à Comissão Europeia que solicite ao Governo português o cumprimento das regras estabelecidas no regulamento, bem como as recomendações da Comissão, revendo o plano estratégico e assegurando a participação adequada e formal da sociedade civil.

O PEPAC encontra-se agora em apreciação pela Comissão Europeia, aguardando-se em breve a publicação.


Foto: Agronegócios.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.