Voltar

Agricultura

Agricultores querem que venda de produtos agrícolas não fique abaixo do preço de custo de produção

Agricultura

Agricultores querem que venda de produtos agrícolas não fique abaixo do preço de custo de produção


Os agricultores pediram ao Governo que aplique uma lei que impeça que o preço pago pelos seus produtos fique abaixo do valor do custo de produção. Uma posição defendida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Laura Tarrafa, elemento da direção da CNA, explicou que a “aplicação de uma lei que não permitisse a venda dos produtos agrícolas abaixo do preço de custo de produção” seria uma “reposição da justiça no mercado e uma regulação da cadeia de valor”, o que seria “fundamental” para evitar o encerramento de explorações agrícolas.

Referindo-se à dependência dos cereais do leste da Europa, a dirigente defende que Portugal possa “produzir um bocadinho mais” para o mercado interno, de modo a ficar menos dependente de outros países. “Produzimos 4 por cdento do trigo que consumimos. Isto é dramático num país onde a sua base da alimentação é o pão”, exemplificou.

Segundo Laura Tarrafa, “os agricultores não querem receber subsídios”, mas “que lhes paguem um preço justo da sua produção”, reforçou.

O preço das rações “aumentou três ou quatro vezes no espaço de dois ou três meses”, assim como o custo com os adubos, fertilizantes e gasóleo agrícola, que no espaço de um ano duplicou”, alertou ainda, apontando o dedo à “especulação” que se está a verificar.

Os agricultores defendem ainda uma “majoração do apoio ao gasóleo agrícola” e a “aplicação do estatuto da agricultura familiar, com medidas concretas, como o apoio à aquisição de máquinas agrícolas”.


RVP/Lusa


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.