Voltar

Ambiente

Águas Públicas do Alentejo lança ETAR de 2,3 milhões de euros no concelho de Montemor-o-Novo

Ambiente

Águas Públicas do Alentejo lança ETAR de 2,3 milhões de euros no concelho de Montemor-o-Novo

Foto: Águas Públicas do Alentejo

A Águas Públicas do Alentejo (AgdA) vai construir uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e Sistema Intercetor em Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, num investimento de quase 2,3 milhões de euros, foi anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa revelou que o concurso público relativo à empreitada de Conceção - Construção da ETAR e execução do Sistema intercetor na localidade de Santiago do Escoural, no distrito de Évora, já foi publicado em Diário da República, no passado dia 25 de janeiro.

O concurso define o preço-base do procedimento em 2.296.100 euros, sendo o prazo de execução do contrato 730 dias, indicou.

A empresa assumiu que o investimento pretende “melhorar as infraestruturas de tratamento de águas residuais de Santiago do Escoural, visando contribuir para a preservação do meio ambiente, proporcionar uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e promover a qualidade de vida das comunidades locais”.

Dimensionada para 1.450 habitantes, a ETAR “será constituída por uma decantação primária em tanque Imhoff e um tratamento biológico por lagoas de macrófitas, com o objetivo de garantir o tratamento adequado dos efluentes, de acordo com os padrões ambientais em vigor”, precisou a AgdA.

“Para o sistema intercetor, e atendendo às características topográficas da área de intervenção, a solução de drenagem passa pela construção de um sistema elevatório inicial e a implantação de uma solução de drenagem gravítica, onde será implantado um coletor até ao limite do terreno da futura ETAR”, explicou.

Os interessados em participar no concurso devem consultar o Diário da República e apresentar as propostas dentro do prazo estipulado.

Em comunicado, divulgado esta terça-feira, a Câmara de Montemor-o-Novo congratulou-se pelo lançamento do concurso desta empreitada, realçando que a obra “é há muito ambicionada pela população, que a considera fundamental para a melhoria da qualidade de vida em Santiago do Escoural”.

Para o município, trata-se de “um investimento importante e de envergadura significativa” para a freguesia de Santiago do Escoural e para o concelho.

A Águas Públicas do Alentejo assenta numa parceria entre o Estado e os municípios para a gestão integrada do ciclo urbano da água (serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais).

A empresa é responsável pela gestão do SPPIAA - Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009, num modelo de gestão então inovador para o setor da água.

Constituída em 2009, tem como acionistas a Águas de Portugal (ADP) e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo (AMGAP).



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.