Voltar

Sociedade

Albernoa e Trindade reivindicam melhoria no acesso à Internet

Sociedade

Albernoa e Trindade reivindicam melhoria no acesso à Internet


“A falta de um serviço de acesso à Internet com velocidades aceitáveis leva a que um grupo de cidadãos procure pressionar a Altice/Meo para a melhoria do serviço” na União das Freguesias de Albernoa e Trindade.

“Fibra Ótica em Albernoa” é o nome da petição, sob a forma de abaixo-assinado, que está disponível nos serviços da União das Freguesias e no comércio local.

Esta iniciativa, que partiu da população, é sublinhado no documento enviado à nossa redação, tem “como objetivo alargar a esta união de freguesias, do concelho de Beja, o serviço de fibra ótica para os clientes particulares e pequenos empresários.”

Esta petição, que também corre no Facebook com apelos à população para deixar o seu descontentamento junto do provedor da MEO, procura mostrar que "o serviço existente é fraco, insuficiente e incapaz de permitir a atividade de lazer e laboral de forma adequada."

Carlos Casimiro, presidente da União das Freguesias de Albernoa e Trindade referiu que “a União de Freguesias apoia esta iniciativa desde o primeiro momento, pois há uma lacuna de prestação de serviço que não pode continuar. Não podemos ter cidadãos numa aldeia que andam a passo na Internet com ADSL e ter, a 20 quilómetros, cidadãos na cidade que têm velocidades de acesso ao serviço web muito mais rápidas”.

Sublinha, ainda, o autarca que “não podemos aceitar ter cidadãos de primeira e de segunda. Há profissionais liberais e empresas hoteleiras e de serviços em Albernoa e Trindade que também precisam de fazer videochamadas e ter uma largura de banda que lhes permita trabalhar aqui em áreas que necessitam de velocidade de Net. As pessoas verificam no site da operadora que há fibra, a própria União de Freguesias e o Posto médico têm estes serviços, mas depois os fregueses individualmente não podem contratar o mais capaz. Manter esta situação muito mais tempo é negar às aldeias a possibilidade de terem pessoas capacitadas que aqui querem trabalhar e viver e isso não pode continuar”.

É avançado, igualmente, que “diversas pessoas na aldeia de Albernoa trabalham a partir de casa, em sistemas informáticos, bancos e em serviços médicos e de media, uma consequência positiva da pandemia Covid 19 que trouxe nova população à aldeia, mas que necessita de uma melhores vias digitais”.

A iniciativa parte de residentes em Albernoa, mas a situação é idêntica na aldeia da Trindade, onde "os motivos de queixa são precisamente iguais, a falta de um serviço digno."

Na página Facebook desta união de freguesias é possível encontrar formas de participar nesta iniciativa.

A petição está a decorrer durante este mês e será enviada a diversas entidades quando as assinaturas forem recolhidas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.